O comprometimento às causas sociais e ambientais é uma tendência mundial.
A sigla ESG – termo, em inglês (Environmental, Social and Governance) para as melhores práticas ambientais, sociais e de governança – é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.
Sustentabilidade está ligada ao termo desenvolvimento sustentável que quer dizer suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras.
Mas, afinal, quais são as diferenças entre os dois conceitos? Sustentabilidade é a visão estratégica da empresa em um modelo de negócios voltado à geração de um maior impacto para a sociedade. Assim, ESG está sob o guarda-chuva da sustentabilidade, produzindo informações e evidências que revelam e comprovam a estratégia de uma empresa rumo a um modelo de negócio mais sustentável.
É importante ressaltamos que as recentes mudanças na economia, como a pandemia e seus efeitos sem precedentes em nossa sociedade, e a nova era da digitalização também mudaram as pessoas. Assim, simples promessas em adotar “práticas sustentáveis” não bastam. Pelo contrário, as empresas devem mostrar na prática, regularmente, ações e resultados claros e objetivos, através de relatórios ESG comprometidos com o caminho que estão seguindo.
Sem dúvidas, as mudanças não serão fáceis e uma das preocupações e desafios é alinhar as iniciativas sustentáveis com o gerenciamento de custos e com o objetivo da empresa de apresentar bons resultados financeiros.