Até este momento, a temporada 2023 da Fórmula 1 teve duas etapas realizadas, ambas com dobradinha da Red Bull. No Bahrein, vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Alonso, que levou a Aston Martin à 3ª colocação.
Na Arábia Saudita, vitória de Sérgio Perez, Verstappen em segundo, depois de uma impressionante escalada de pelotão e Alonso mais uma vez fechando o pódio da corrida em 3º lugar, mesmo com toda trapalhada da direção de prova, a qual não abordaremos por aqui nesta edição.
No pós-corrida do Bahrein, George Russell afirmou que a Red Bull vencerá todas as corridas da temporada, o que quebraria o recorde da McLaren em 1988, quando venceu 15 das 16 provas daquele ano e com o MP4/4, até hoje, o carro mais dominante da categoria.
Realmente as palavras de Russell parecem condizer com os fatos. Mesmo com problemas, no sábado de classificação, Max Verstappen demorou 25 voltas, ou seja, exatos 50% da corrida, para ficar atrás apenas de seu companheiro de equipe, que liderava a prova.
Seguindo essa toada do campeonato, a Red Bull vencerá com facilidade o mundial de construtores. Já o mundial de pilotos depende totalmente da equipe austríaca. Sérgio Pérez foi escudeiro de Verstappen em 2021 e em 2022, papel este que parece não querer mais desempenhar.
No Bahrein, foram 11 segundos a favor de Max, Checo devolveu na corrida seguinte vencendo com cinco segundos de vantagem e enfrentando ordens de equipe de diminuir o ritmo, exigindo igualdade do bicampeão que guiava logo atrás.
O campeonato por ora tende a favor de Verstappen por 1 ponto, conquistado coma volta mais rápida na Arábia Saudita, no último giro do GP. Se a Red Bull deixar teremos um bom embate entre Perez e Verstappen.
Será que Pérez é capaz de frear o ímpeto do piloto neerlandês? Tudo depende de Christian Horner e Helmut Marko. Se os grandões da equipe liberarem será um belo embate entre os pilotos. Quem sabe um novo Senna x Prost ou Hamilton x Rosberg? Mesmo carro, igualdade e briga na pista para saber quem melhor se sairá.
A resposta só saberemos no decorrer do campeonato.