No dia 13 de abril de 1954, na cidade de Duque de Caxias, nascia Carlos Roberto de Oliveira. Em 25 de novembro de 1971, surgiu o Roberto Dinamite. A alcunha foi dada por dois jornalistas do Jornal dos Sports, os vascaínos Eliomário Valente e Aprarício Pires. Eles acompanhavam o garoto dinamite desde as categorias de base.
“GAROTO DINAMITE-EXPLODIU!” – essa era a capa do Jornal dos Sports, no dia 26 de novembro de 1971, após a vitória do Vasco sobre o Internacional, pela segunda fase do Campeonato Brasileiro daquele ano.
A humildade e respeito de Roberto pelos outros conquistaram inclusive os rivais. Os expoentes Dinamite pelo Vasco e Zico pelo Flamengo já se conheciam das categorias de base. As mães ficavam juntas nas arquibancadas e os outrora garotos, agora ídolos das duas maiores torcidas do Rio, mantiveram a amizade fora dos campos.
Amizade tão forte esta que fez com que Zico juntamente com Junior vestissem a camisa vascaína em 1994 no amistoso diante do clube espanhol La Coruña. A despedida do sorridente Dinamite foi contemplada por todos.
Roberto transcendeu as linhas da rivalidade. Após deixar os gramados tornou-se político. Foi vereador pelo Rio de Janeiro e Deputado Estadual por 5 mandatos.
Colocou sua idolatria à prova ao assumir como presidente do Vasco. Com um clube esfacelado, ele pegou uma herança maldita que culminou no 1º rebaixamento do cruzmaltino em 2008.
Conseguiu reerguer o clube. Em 2009, venceu a série B. Em 2010, se manteve na A. Em 2011, o último grande ano do clube, venceu a Copa do Brasil, lutando até a última rodada pelo Brasileirão Série A. Mesmo com um novo rebaixamento em 2013, as feridas cicatrizaram.
Torcida e Roberto voltaram a ser quase que um só. Na última semana, após muitos momentos de angustia, veio a dor da despedida e agora ficará a saudade.
Dinamite e seu sorriso serão eternos nos corações vascaínos. Ele explodiu em amor, alegria e agora em eternidade.
Alguns Números
Mais jogos pelo Vasco da Gama: 1110
Maior Artilheiro do Campeonato Brasileiro: 190 gols
Maior Artilheiro do Campeonato Carioca: 284 gols
Maior Artilheiro do Vasco da Gama: 708 gols
Maior Artilheiro de São Januário: 184 gols
5 títulos do Campeonato Carioca
1 título do Campeonato Brasileiro
Roberto Dinamite, Pelé e Rogério Ceni são os únicos jogadores com mais de mil jogos por um clube no Brasil.