Ciclo de conferência foi encerrado com palestra sobre modernismo e língua literária
Por David Antunes
No último dia 29, o professor José Carlos de Azeredo encerrou o ciclo “Temas de Língua e Literatura” com uma palestra sobre o modernismo, a língua literária e a gramaticografia brasileira no século XX, na ABL, Academia Brasileira de Letras. A conferência teve coordenação do acadêmico Ricardo Cavaliere, com entrada franca.
José Carlos Santos de Azeredo é Graduado, Mestre e Doutor em Letras pela UFRJ e Pós-doutor pelo LAEL da PUC-SP. Foi bolsista do programa Prociência (FAPERJ-UERJ) e Pesquisador 2 do CNPq por nove anos. Coordenou o Mestrado em Língua Portuguesa da UERJ no biênio 1999-2000 e organizou os volumes Língua Portuguesa em Debate: conhecimento e ensino de Letras e Comunicação, uma parceria no ensino de língua portuguesa.
O ciclo de conferências abordou o uso da língua em diversas plataformas, como a internet e o cinema.
A ABL é uma instituição cultural que tem como objetivo o cultivo da língua e da literatura nacional. A entidade é responsável por unificar a língua portuguesa e editar obras literárias de relevância. A instituição foi criada no final do século XIX, inspirada na Academia Francesa de Letras, e tem sede no Rio de Janeiro. A instituição é composta por 40 membros efetivos e perpétuos, e 20 sócios correspondentes estrangeiros.