Jornal DR1

Thiago Silva – “o Monstro” do futebol brasileiro

Thiago Emiliano da Silva, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de setembro de 1984. É um futebolista brasileiro que atua como zagueiro. Atualmente joga no Chelsea. Casado a mais de 10 anos com Isabele da Silva, é pai de Isago e Iago.

Fez toda a sua base no Fluminense, onde ficou dos 11 aos 19 anos. Estreou profissionalmente em 2003 pelo Pedrabranca Futebol Clube, na época RS Futebol Clube.

Disputou a Série A de 2004 pelo Juventude, onde atuou até setembro como zagueiro, antes de se transferir para o Porto, aos 19 anos. Silva se destacou, em sua única temporada no Juventude, foi considerado a revelação da temporada. Ele foi classificado pela revista Placar como o 3° Melhor Zagueiro do Brasil.

Depois foi para o Dínamo de Moscou por empréstimo, onde foi hospitalizado com um surto quase fatal de tuberculose. Depois de se recuperar, chegou ao Fluminense em 2006 e sagrou-se campeão da Copa do Brasil de 2007. Em dezembro de 2008 foi contratado pelo Milan por 8 milhões de euros, ganhou destaque no futebol europeu e conquistou um título da Serie A pelo clube rossonero.

Em 2012, uma das transferências mais caras do futebol o levou a assinar com Paris Saint-Germain em uma negociação de 42 milhões de euros, tornando-se, naquele momento, o zagueiro mais caro de todos os tempos. Lá, conquistou sete títulos da Ligue 1, seis Copas da Liga Francesa, cinco Copas da França, e foi finalista da Liga dos Campeões da UEFA de 2019–20. Já em 2020, assinou com o Chelsea e conquistou a Liga dos Campeões logo em sua primeira temporada no clube.

No dia 28 de agosto de 2020, o Chelsea anunciou a contratação de Thiago Silva a custo zero, após o término do seu contrato com o Paris Saint-Germain. Thiago assinou por uma temporada, com opção de renovação por mais um ano. Em 2021 ele conquistou a Liga dos Campeões da UEFA e a Supercopa da UEFA. Após a conquista da Liga dos Campeões e o bom rendimento com a camisa dos Blues, seu contrato com o clube inglês foi renovado até o final da temporada 2021–22.

Conquistou a Copa do Mundo de Clubes da FIFA no dia 12 de fevereiro de 2022, após uma vitória contra o Palmeiras por 2–1 na prorrogação. Durante o tempo normal, o zagueiro cometeu o pênalti que originou o gol de empate da equipe alviverde, marcado por Raphael Veiga. Ainda assim, Thiago Silva foi escolhido como o melhor jogador da competição

Ele fez sua estreia pela Seleção Brasileira em 2008, aos 23 anos. Recebeu a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, em Pequim, e a medalha de prata nas Olimpíadas de 2012, em Londres. Em 2013, foi o capitão da equipe que Copa das Confederações FIFA; no ano seguinte, terminou em quarto lugar na Copa do Mundo FIFA de 2014 realizada no Brasil. Mais tarde, conquistou o título da Copa América de 2019. Com mais de 100 jogos pela Seleção, é o zagueiro com mais jogos pelo Brasil e o quinto atleta no total, atrás apenas de Cafu, Roberto Carlos, Daniel Alves e Neymar.

Além de ser o primeiro jogador a ser capitão da seleção brasileira em três Copas do Mundo consecutivas, Thiago Silva bateu outro recorde, na partida contra a Sérvia, no estádio Lusail: se tornou o jogador mais velho a representar o Brasil em uma partida de Mundial, o recorde durou pouco, ele acabou sendo superado por Daniel Alves, quando o lateral-direito de 39 anos entrou em campo diante de Camarões pela última rodada da fase de grupos do Mundial 2022.

Familiarizado em ajudar pessoas nas suas diversas necessidades, o jogador junto com a ONG Hope ajudou doando uma camisa autografada para que a instituição realizasse uma rifa para arrecadação de fundos que ajudasse em suas despesas

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded