Jornal DR1

Toni Garrido e Mart’nália se apresentam no “Sons da Independência” no Palácio Tiradentes

Depois de ter conferido o ensaio aberto dos cantores Mart’nália e Toni Garrido no plenário do Palácio Tiradentes os fãs da dupla irão assistir agora ao espetáculo da série Sons da Independência, uma realização Subdiretoria-Geral de Cultura da ALERJ. A distribuição de ingressos será a partir das 18 horas, nesta quarta-feira (26), na Rua Primeiro de Março, s/n, na Praça XV, Centro.

O espetáculo inédito, criado especialmente para ALERJ, estreia às 19 horas, no plenário Barbosa Lima Sobrinho como parte das celebrações do mês da Consciência Negra e apresntara um roteiro que faz um verdadeiro recorte dos gêneros que surgiram e se estabeleceram no Rio de Janeiro no século XX. “São os ritmos que contribuíram para a construção da identidade nacional através da música. Sons da Independência é um espetáculo para fazer história e ficar na nossa memória”, conta o subdiretor-geral de Cultura, Nelson Freitas.

No repertório as cantigas da música popular do Rio de Janeiro de todos os tempos, como o lundu – cântico afro-brasileiro das senzalas, que migrou para a Corte com o nome de modinha; passando pelo vissungo – cânticos de trabalho criados pelos escravos africanos, além do chorinho, considerado a primeira música urbana brasileira, depois o samba por fim a Bossa Nova, um dos ícones da cultura carioca, com forte impacto na identidade nacional.

O público fluminense terá acesso a outras atrações culturais na nova Casa da Democracia, como o Palácio Tiradentes passará a se chamar, com o término das reformas que vêm sendo realizadas depois da transferência da ALERJ para a Rua da Ajuda, no Centro.

O show tem a direção artística de Moacyr Góes e Nelson Freitas na direção geral; José Maria Braga na curadoria e direção musical; Afonso Machado nos arranjos e Simone Lopes na produção executiva. Na banda Humberto Mirabelli (violão), Tiago Machado (violão e cavaquinho), Zé Luiz Maia (baixo), Luiz Otávio (teclado), Diego Zangado (bateria), Macaco Branco (percussão) e Afonso Machado (bandolim). As intervenções cênicas e narrativas são dos atores Augusto Garcia e Carla Guidacci.

Mart’nália e Toni Garrido se apresentarão nos dias:

26/10 – quarta-feira

28/10 – sexta-feira

01/11 – terça-feira

08/11 – terça-feira

Serviço:

Palacio Tiradentes: Rua Primeiro de Março S/N – Praça XV. Centro

Hora: 19.

Acesso para cadeirantes poderá ser feito pela Rua Dom Manuel, s/n , atrás do palácio. Entrada Franca.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded