Jornal DR1

Tonico Pereira, o ator improvável

Antônio Carlos de Sousa Pereira, mais conhecido como Tonico Pereira nasceu em Campos dos Goytacazes, em 22 de junho de 1948. Tonico é um ator, humorista, empresário e escritor brasileiro.

Conhecido por seus papéis cômicos, ele é consagrado tanto na televisão, como no cinema, onde já atuou em mais de 50 produções. Suas primeiras experiências como ator foram no Grupo Laboratório de Teatro, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1968.

Entre as diversas peças que participou nos seus primeiros anos, cabe destaque a peça O Futuro Está nos Ovos, dirigida por José Carlos Gondim, onde venceu o Prêmio Governador do Estado de ‘melhor ator coadjuvante’.

Sua imagem popularizou-se com o personagem Zé Carneiro, no seriado de televisão infantil Sítio do Pica-Pau Amarelo baseado na obra de Monteiro Lobato e produzida pela Rede Globo, entre 1977 e 1985.

Na televisão, participou de novelas como Gabriela, O Outro, O Sexo dos Anjos, De Corpo e Alma, Fera Ferida, O Fim do Mundo, O Amor Está no Ar, Por Amor, Andando nas Nuvens, Porto dos Milagres e Desejos de Mulher, além de minisséries como Anos Dourados e Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados.

Tonico também interpretou papéis cômicos no teatro, como o Harpagão de Molière e o Bobo Feste de Shakespeare. Nos palcos, Tonico Pereira transitava da comicidade popular à tragicidade patética.

De 2001 a 2014, integrou o elenco de A Grande Família, da Rede Globo, vivendo o hilariante Mendonça, agente sanitário e melhor amigo de Lineu Silva (Marco Nanini). Era para ser uma participação e ficou 13 anos no ar, sendo um dos seus personagens mais marcantes. Em 2015, ele viveu o mesmo personagem na série substituta Chapa Quente, em uma participação.

Em 2010 foi lançada a sua biografia “Tonico Pereira – Um Ator Improvável”, na Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Foi também homenageado com a Medalha Pedro Ernesto, a mais importante comenda da cidade do Rio de Janeiro, dada pelo então vereador Stepan Nercessian (PPS).

Mesmo com uma sólida carreira como ator, Tonico Pereira já ingressou no comércio. Ele já foi dono de bar, de uma peixaria, proprietário de uma agência de carros, além de uma loja que estampa camisetas e canecas com frases de sua autoria. Atualmente, Tonico é dono do brechó TPM Brechó.

Fez um dos personagens mais importantes da novela A Regra do Jogo (2015) e também em A Força do Querer (2017).

Tonico é casado com a bailarina e coreógrafa Marina Salomão, com quem tem dois filhos: os gêmeos Antônio Nicolau e Nina Sofia. Também é pai de Daniela e Thaia, filhas de seu primeiro casamento com a professora, Eliane Pereira.

 

Tonico é torcedor fanático do Goytacaz Futebol Clube. Pereira já declarou-se ateu. É colecionador de carros antigos.

Tonico Pereira já foi homenageado pela imprensa local através do jornal Folha da Manhã, em 2001. Ele foi a segunda personalidade premiada com o Troféu Folha Seca, que desde 2000 homenageia campistas com destaques em suas áreas de atuação.

Em entrevista o ator explica sobre os seus negócios e a relação com a vida de ator: “Sempre que tive um negócio foi com medo da vida de ator não me sustentar, mas esse ator já pagou as oito falências que tive. Não ligo para o sucesso, mas sinto a necessidade de trabalhar. O sucesso é bobagem. O importante é o trabalho bem feito, com carinho, amor e necessidade pessoal”.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded