A Black Friday, que se inicia sempre na última sexta-feira do mês de novembro no Brasil e em alguns outros países, como os Estados Unidos, o seu país de origem; é uma das datas mais importantes para os lojistas, por chamar a atenção dos consumidores, devido a sua promessa de venda de produtos com preços mais baixos que o habitual. Dessa forma, eu até poderia falar sobre as melhores estratégias para que você prospere mais nesse período, mas resolvi falar apenas sobre a qual julgo ser primordial em todo relacionamento, ou seja, uma estratégia chamada transparência; já esquecida por alguns empresários nesse período do ano.
Muito embora possa parecer obvio para alguns a essas alturas, o primeiro conselho é: Não suba o preço de um produto para aplicar o desconto – com essa atitude, a única coisa que você vai conseguir é depreciar a imagem do seu negócio, conquistando o selinho de empresa antiética / fraudulenta. Então, ainda que você não aplique descontos em todos os itens, faça promoções verdadeiras. No entanto, se não tiver muitos produtos, oferte preços muito mais em conta que o normal, aos produtos menos requisitados. Dessa forma, as pessoas ficarão satisfeitas, indicarão o seu negócio e você aumentará a sua base de clientes.
Todavia, é necessário que setores como: Pré-campanha, estoque, marketing digital, redes sociais, anúncios, frete, atendimento, meios de pagamento e até mesmo o princípio da ética, estejam 100% consoantes com a estratégia da transparência. Pois uma vez que haja uma falha relativa a esse valor no serviço ao cliente vinda de qualquer ponto da empresa; a imagem que abrangerá toda a reputação da sua marca será fatalmente a falta de credibilidade. Por isso, cumpra o prometido na pré-campanha; anuncie realmente o que possuí em estoque; seja certeiro em atingir o seu target em “terras digitais”; use ilustrações e depoimentos reais nas redes sociais; não apague as críticas, ao invés disso, solucione-as; aproveite os anúncios para corroborar a honestidade da sua marca (não seja apenas, pareça!); cumpra a risca os prazos de entrega; reforce o treinamento do pessoal de atendimento, pois qualquer equívoco na comunicação pode abalar a seriedade do seu empreendimento, seja ético quanto ao cumprimento do CDC e deixe visível todas formas possíveis de pagamento, antes mesmo que o cliente inicie o processo de compra.
Acima de tudo, para que um time subsista, todos precisam falar o mesmo “idioma”, daí vem a importância do alinhamento relativo à transparência em todos os setores. Faça da transparência o principal valor do seu empreendimento e dificilmente o verá declinar. Afinal, é mais fácil ver um negócio quebrar por falta de honestidade, do que por aplicá-la até mesmo em um grau mais elevado; incluindo o erro de pôr repetidas vezes subestimar o consumidor, na falsa certeza de não estar sendo percebido.