Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Três bares com muito samba, choro tradição carioca

Fachada Bip Bip - Fonte Riotur

Fizemos uma lista de bares que trazem a tradição de samba nas veias, ambientes descontraídos e cerveja bem gelada!

Quer um programa mais carioca do que uma roda de samba e uma cervejinha bem gelada neste calor e clima de festa? Aqui, preparamos um pequeno roteiro de bares e botecos pelo Rio de Janeiro para você que quer curtir o carnaval, mas sem necessariamente sair pulando por aí nos blocos carnavalescos e sim sentar e curtir boa música, bebida e petiscos.

1 – Suru Bar

Para quem ama um bom boteco, comida mineira e é torcedor da Mangueira. Localizado na  Rua da Lapa, 151, é bem próximo a Glória. O Suru possui bem aquela cara de boteco raiz, suas paredes são pintadas de rosa claro e decoradas com quadros antigos, dando um ar retrô, todos de ídolos do samba, em especial, vindo da Mangueira. Não só a decoração como algum de seus pratos, como a conserva de ovo de codorna cozidos, curados com beterraba, dando a cor rosada.

Além deste petisco tão tradicional de bar, há quitutes que fazem referência a culinária mineira, como torresmo e linguiça mineira. Não falta a batata bolinha em conserva e filés de sardinha curada. Os drinks da casa são bem contra, na faixa dos 20 reais, para tornar a coquetelaria mais acessível. Tudo isso regado a um bom sambinha.

O Suru Bar fica aberto de quarta a segunda-feira e para saber os horários detalhados e também conferir o cardápio completo, siga o instagram oficial: @surubar.rj

2 – Blue Note RJ

Se trata da filial carioca do icônico bar de Nova York, famoso pelas apresentações de jazz e blues, gêneros populares estadunidenses (que influenciaram bastante o samba), além de servir pratos típicos da culinária norte-americana. Aqui, o princípio é o mesmo, só que adaptado para a cultura carioca.

Localizado na Avenida Atlântica, no nº 1910, o Blue Note tem uma vista privilegiada da Praia de Copacabana, onde possui shows de samba, choro e até mesmo bossa nova. O espaço possui dois palcos, um interno e o que fica na varanda do estabelecimento, onde ocorre apresentações de samba e choro. Seguindo a tradição de sua matriz, o primeiro show começa ás 20h, sendo que abre uma hora antes para melhor acomodação dos clientes. Antes da segunda apresentação da noite, às 22h, há um intervalo de 15 mim para que o público para este show se acomode.

O Blue Note possui preços um tanto salgados, mas seu cardápio é composto principalmente por pratos brasileiros, tendo opções vegetarianas e algumas inspiradas em pratos novaiorquinos. Possui também uma cartela de drinks e coquetéis bem elabora, desde dos tradicionais ao originais da casa. 

Para consultar as datas de shows, ingressos e o cardápio completo do Blue Note, siga seu perfil oficial no instagram @bluenoterio ou acesse o site https://bluenoterio.com.br/

3 – Bip Bip

De longe o mais raiz e tradicional desta lista. O Bip Bip foi fundado em 1968 e seu esquema de funcionamento não mudou desde então: não há garçons, o cliente apenas se levanta para ir até as geladeiras para pegar sua bebida. Só precisa acertar com Seu Alfredo, que fica próximo a mesa dos músicos. Para pagar a conta, o mesmo processo.

Outra tradição do Bip Bip é não bater palmas após cada música tocada no bar e sim estalar os dedos bem baixinho. O boteco funciona diariamente e seu repertório é completamente dedicado à música carioca: às segundas e terças tem roda de choro, que é considerado o primeiro gênero tipicamente brasileiro, que surgiu por volta de 1880. Carinhoso’, de Pixinguinha, e ‘Brasileirinho’, de Waldir Azevedo são dois exemplos mais conhecidos do choro.

Já a quarta-feira é dedicada exclusivamente a apaixonante bossa nova, gênero essencialmente carioca. De quinta a domingo, o Bip Bip é carnaval o ano todo, com suas rodas de samba. Seu endereço é na Rua Almirante Gonçalves, 50, em Copacabana. De segunda a sábado, abre das 8h até uma hora da manhã e aos domingos de 19h até 1h. 

Para conferir sua programação completa, siga seu instagram oficial:  @rodadobip

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias