Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Últimas Apresentações de “O Que Sobrou” em Copacabana.

Rodrigo-Salvadoretti-Julia-Gorman-e-Pedro-Henrique-Lopes-Foto-de-Junior-Mandriola

 

Peça documental conta a história de três guerrilheiros políticos na Ditadura Militar faz suas duas últimas exibições no Teatro Glaucio Gill.

A peça “O Que Sobrou”, que estreou em 13 de abril no Teatro Glaucio Gill em Copacabana, Rio de Janeiro, fará suas duas últimas apresentações nos dias 4 e 5 de maio, no mesmo teatro. Escrita por Pedro Henrique Lopes e dirigida por Diego Morais, a peça foi construída a partir de eventos reais para refletir e provocar debates sobre a questão de quais legados a sociedade brasileira carrega da ditadura militar. A história gira em torno da luta de três guerrilheiros políticos. A dramaturgia da peça se desenrola com base na história de três personagens reais: Reinaldo Guarany Simões, sua companheira Maria Auxiliadora Lara Barcellos (Dora) e Chael Charles Schreier. No elenco, Julia Gorman, Pedro Henrique Lopes e Rodrigo Salvadoretti interpretam diferentes personagens na encenação, além dos três guerrilheiros.

O texto é todo baseado em depoimentos e histórias reais. Todos os sentimentos e reflexões que os personagens expressam no palco foram expostos por pessoas que viveram esse período de tortura e perseguição. A peça é entremeada por músicas, como “Corsário”, de João Bosco, e “Pequena memória para um tempo sem memória”, de Gonzaguinha, entre outras.

Segundo o diretor Diego Morais, todos os membros da equipe criativa nasceram após 1985, quando a ditadura terminou. Eles não pretendem reconstruir os fatos, mas sim entender como esses eventos políticos reverberam nas gerações atuais e estimular o debate social, político e histórico. A peça tem o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e da Lei ISS RJ.

Diego Morais, nascido em Recife e radicado no Rio de Janeiro, tem uma carreira premiada no teatro e na televisão. Ele dirigiu “Vamp, O Musical”, “Tropicalia – Caetano e Gil para Crianças”, “Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças” e “Bituca – Milton Nascimento para Crianças”, entre outras peças.

“O Que Sobrou” começa às 20h no Teatro Glaucio Gil, localizado na Praça General Arcoverde, s/nº, em Copacabana. A classificação etária da peça é de 16 anos e sua duração é de cerca de 70 minutos. Os ingressos custam R$ 50 a inteira e R$ 25 a meia entrada e podem ser adquiridos tanto na bilheteria do teatro ou pelo site https://funarj.eleventickets.com/

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias