Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

“Um Defeito de Cor”: romance eleva-se nas vendas após desfile da portela no carnaval

Portela-Desfile-2024-Fonte-Riotur

Livro conta a história de uma mãe africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja ao Brasil para procurar pelo filho desaparecido

Após a apresentação do enredo baseado no romance “Um Defeito de Cor” pela Portela, o livro de Ana Maria Gonçalves conquistou o primeiro lugar na Lista de Mais Vendidos da Amazon. Desde a madrugada de terça-feira (13) até a quarta-feira (14), o livro permaneceu no topo, superando “Café com Deus Pai”. Entretanto, na manhã seguinte, as posições se inverteram.

O sucesso foi tamanho que o estoque do livro esgotou na Estante Virtual, com um crescimento de vendas surpreendente: um aumento de 3.300% desde a apresentação da escola de samba, na segunda-feira (12). No decorrer da quarta-feira, os últimos exemplares disponíveis foram adquiridos no site.

A adaptação do enredo do Carnaval pela Portela, que alcançou o quinto lugar na competição, conta a história de Kehinde, uma idosa africana cega em busca do filho perdido no Brasil. Este é apenas o mais recente de uma série de enredos da Portela inspirados em livros, com Mário de Andrade e José Alencar figurando entre as fontes de inspiração anteriores.

Para a editora-executiva Livia Vianna, da Record, “Um Defeito de Cor” era naturalmente adequado para ser tema de escola de samba. Ela destaca a riqueza histórica e emocional do romance, que foi previsto pelo autor Luiz Antonio Simas anos atrás. A escolha dos carnavalescos Antônio Gonzaga e André Rodrigues, estreantes na Portela, reflete o desejo de explorar o afeto e as ancestralidades presentes na narrativa.

Gonzaga, em entrevista à Agência Brasil, ressalta a importância do encontro de trajetórias entre os artistas negros e o enredo do livro. A repercussão do desfile abre espaço para uma possível nova reimpressão do livro, segundo informações da editora Record, que já vendeu mais de 100 mil exemplares desde o lançamento em 2006. Além de “Um Defeito de Cor”, o livro “Meu Destino é Ser Onça”, de Alberto Mussa, inspirou o desfile da Grande Rio, também alcançando alta nas vendas na terça-feira (13).

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho