Jornal DR1

Unegro realiza VII Congresso Estadual

Nesta sexta-feira (28), a Unegro (União de Negros pela Igualdade) realizou o VII Congresso Estadual. O evento acontecerá até o próximo domingo (30), no Museu da Arte no Rio, localizado na Praça Mauá, nº 5.

A União de Negros pela Igualdade (UNEGRO) é uma entidade nacional suprapartidária, fundada em 14 de julho de 1988, em Salvador, na Bahia. E completa 30 anos de articulação na luta contra o racismo, sexismo, homofobia, intolerância e racismo religioso, e todas as suas formas correlatas de manifestação, pela luta de classes.

Entre os principais objetivos da Unegro estão à defesa dos direitos culturais da população negra, a luta contra o racismo em todas as formas de expressão e a defesa de uma sociedade justa, sem exploração de classe, raça ou gênero. As pautas também centralizam as mulheres negras no centro da estrutura social.

No âmbito internacional, participou da construção das conferências preparatórias da Conferência Mundial Contra o Racismo, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na cidade de Durban, na África do Sul, e fez parte da delegação brasileira na Conferência Mundial na África do Sul. A atuação internacional, inclusive, levou a Unegro a receber o prêmio “Rescate de Valores Culturales” (Resgate de valores culturais), da organização chilena Corparación Procasur, especializada na coleta e ampliação de inovações locais.

Em novembro de 1995, realizou a “Marcha de 300 anos de Imortalidade de Zumbi dos Palmares”, em Brasília, que pressionou o então presidente FHC a implantar políticas públicas para a população negra. O manifesto reuniu cerca de 30 mil pessoas e resultou no decreto que institui o Grupo de Trabalho Interministerial para a Valorização da População Negra.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24