Jornal DR1

União de Maricá vence a Série Ouro e conquista vaga no Grupo Especial em 2027

Alex Ferro/Riotur
Alex Ferro/Riotur

Escola da Região dos Lagos supera perda de 0,2 ponto por estouro de tempo e acidente com alegoria na dispersão

A União de Maricá é a grande campeã da Série Ouro do carnaval carioca de 2026. O resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira (19), garantindo à escola da Região dos Lagos uma vaga no Grupo Especial no próximo ano. A agremiação venceu mesmo enfrentando contratempos: perdeu 0,2 ponto por estouro de tempo e precisou lidar com um grave acidente envolvendo o último carro alegórico na dispersão.

Sob a assinatura do carnavalesco Leandro Vieira, o enredo “Berenguendéns e balangandãs” celebrou as joias-amuletos usadas por mulheres negras como símbolo de resistência e empoderamento. A comissão de frente, assinada por Patrick Carvalho e formada exclusivamente por mulheres negras, trouxe coreografia que exaltou a ancestralidade e a emancipação feminina. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrício Pires e Giovanna Justo, fez uma apresentação segura, com bailado clássico e referências ao universo estético do enredo.

Acidente e correria contra o relógio

Apesar do brilho artístico, a escola teve problemas na evolução e precisou acelerar nos minutos finais para tentar cumprir o tempo regulamentar. Acabou estourando o cronômetro em 2 minutos, o que custou meio décimo em dois quesitos. Enquanto as últimas alas corriam em direção à Apoteose, integrantes empurravam a última alegoria, que saiu do eixo e bateu na lateral direita da pista, no portão de encerramento.

A estrutura atingiu três pessoas que estavam no meio-fio da Avenida. Uma das vítimas é Itamar de Oliveira, de 65 anos, integrante da equipe de apoio da escola, que sofreu fratura exposta grave nas duas pernas. O 2º carro também teve um princípio de incêndio na Apoteose, quando os destaques eram retirados das plataformas, e a alegoria envolvida no acidente cruzou a Sapucaí completamente apagada.

A União de Maricá venceu de ponta a ponta a apuração. Apenas uma nota diferente de 10 foi registrada – um 9,9 em Evolução, que foi descartado. As escolas foram avaliadas nos quesitos: Fantasias, Enredo, Samba-enredo, Evolução, Comissão de Frente, Bateria, Mestre-sala e porta-bandeira, Alegorias e adereços e Harmonia.

Com o título, a escola da Região dos Lagos garantiu seu lugar na elite do carnaval carioca em 2027. As duas últimas colocadas da Série Ouro foram Unidos do Jacarezinho e Inocentes de Belford Roxo, que desfilarão na Série Prata no próximo ano.

Pontuação final

1º União de Maricá – (Campeã, acesso ao Grupo Especial 2027) – 269,4

2º Império Serrano – 269,1

3º Unidos de Padre Miguel – 269

4º União da Ilha – 268,8

5º Em Cima da Hora – 268,7

6º Estácio de Sá – 268,6

7º Porto da Pedra – 268,5

8º Vigário Geral – 268,3

9º Botafogo Samba Clube – 268,3

10º Unidão do Parque Acari – 268,3

11º Unidos da Ponte – 268,1

12º Unidos de Bangu – 268,1

13º Arranco – 267,5

14º Inocentes de Belfor Roxo (Rebaixada para a Série Prata) – 267

15º Unidos do Jacarezinho (Rebaixada para a Série Prata) – 259,8