Estudos do imunizante devem ser finalizados em 2024
A vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica MSD, está na fase 3 de testes e apresentou eficácia geral de mais de 79% na prevenção da doença em seus resultados preliminares. O imunizante é o primeiro desenvolvido nacionalmente, ele é feito com os quatro tipos do vírus da dengue em circulação pelo mundo.
Os testes foram realizados entre os anos de 2016 e 2021 e envolveram mais de 16 mil voluntários com idade entre 2 e 59 anos. A pesquisa incluiu pessoas com e sem exposição prévia ao vírus.
No caso de pessoas previamente infectadas, a eficácia da vacina subiu para mais de 89%.
A conclusão dos estudos está prevista para 2024. O diretor executivo da Fundação Butantan, Dimas Covas, acredita que a vacina possa ser incorporada ao calendário nacional de imunização no mesmo ano.
Em 2022 o número de casos da doença no país já superou mais de 1,4 milhão, um salto de mais de 170% em comparação com o ano passado. Foram registradas também mais de 970 mortes por dengue, o maior desde 2015
Para prevenir o avanço da doença, as orientações são evitar água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas e outros tipos de containers.