Trilhas, cachoeiras, aventura, gastronomia, cultura e tudo isso pertinho da Rio
O Vale das Videiras, localizado em Araras, entre Petrópolis e Miguel Pereira e Paty de Alferes, é um lugar que, a cada dia, tem sido descoberto por cariocas. Apenas a 100 km do Rio, o vale é rodeado por belíssimas montanhas, cachoeiras e oferece trilhas, uma gastronomia de dar água na boca, além de artesanato e cultura local
Para chegar nesse Vale acolhedor, é preciso pegar a BR 040 em direção a Araras e seguir em direção a Estrada Almirante Paulo Meira/ RJ- 117. O vale fica no km 18 da via. O caminho para o vale já é um dos pontos altos do passeio, já que a sensação é de entrar em um grande vale, rodeado por montanhas, casas de arquitetura local, artesanatos e delicatessens.
Videiras é um ótimo lugar para trilhas (principalmente de bike), tomar banho de cachoeira, comprar pequenas produções locais e conhecer o pequeno comércio.
Lugar essencialmente rural, mas um dos mais sofisticados da serra, lá se encontra uma galeria de arte que é uma das mais badaladas do Rio (Mul.ti.plo), com sede no Leblon. Também tem restaurantes com boa comida, sorveteria italiana e restaurantes simples, com fogão à lenha e sabor caipira.
O circuito Araras – Vale das Videiras reserva boas surpresas. No centrinho, uma praça típica de interior, com coreto no centro, rende boas fotos. O centro do Vale das Videiras é bem simples, mas exatamente por isso é tão charmoso. Dá pra fazer tudo a pé. Tem lojas de plantas, lojas de decoração, artesanato, e restaurantes.
E para quem quer curtir o vale sobre duas rodas, a rota do ecoturismo Araras – Vale das Videiras é famosa pelos circuitos de bicicleta. São várias rotas, com diferentes níveis de dificuldade.
Entre as cachoeiras da região, a Cachoeira da Ponte Funda com certeza é a mais famosa. Ela tem uma queda d’água grande, que termina numa pequena represa que rende um banho refrescante.O acesso para a cachoeira fica por volta do km 15 da estrada Almirante Paulo Meira (para quem vem de Araras).Como não há trilha, a cachoeira fica a poucos minutos da beira da estrada, o acesso facilitado faz desta uma das atrações mais visitadas por ecoturistas no Vale das Videiras.
Além desta, o Vale das Videiras tem também a Cachoeira Sete Quedas, que pode ser acessada pela mesma estrada, um pouco mais pra frente (por volta do km 17 da estrada Almirante Paulo Meira).
A trilha mais clássica da região é a trilha da Pedra da Cuca.Com nível de dificuldade fácil, você vai percorrer uma trilha de fácil orientação de 4,5km, até chegar ao topo da Pedra da Cuca, que está em torno de 1660 m acima do nível do mar. Há dois caminhos para percorrer essa trilha, uma saindo da Ponte Funda (Vale das Videiras), e outra saindo de Malta (em Araras). O Vale das Videiras faz fronteira com outros municípios, como Paty dos Alferes e Miguel Pereira.
Por isso há algumas opções de passeios que, apesar de ficarem em outros municípios, estão tão perto do centro do Vale das Videiras que você pode perfeitamente visitar na mesma viagem.