‘saúde e bem estar, estar bem, deve ser algo natural tanto no cuidado ao idoso com o quadro demencial, quanto aos seus familiares e cuidadores.’
Ao envelhecer, a maioria das pessoas se queixam mais frequentemente de esquecimentos cotidianos. Esse transtorno de memória relacionado a idade é muito frequente.
Lembrando que a memória é a capacidade para reter e fazer uso posterior de uma experiência, condição necessária para desenvolver uma vida independente e produtiva. Entenda que um problema de memória é sério quando afeta as atividades do dia a dia, ou seja, quando a pessoa tem problema para recordar coisas cotidianas.
A demência é uma síndrome clínica decorrente de doença ou disfunção cerebral, de natureza crônica e progressiva, na qual ocorre perturbação de múltiplas funções cognitivas. É comumente acompanhada e ocasionalmente precedida por deterioração do controle emocional, comportamental, social e motivacional. A demência produz um declínio apreciável no funcionamento intelectual que interfere com as atividades diárias como; higiene pessoal, vestimenta, alimentação e atividade fisiológica.
Entre as pessoas idosas, a demência faz parte do grupo das mais importantes doenças que acarretam declínio funcional, progressivo e perda gradual da autonomia e da independência. Lembrando que a incidência e a prevalência das demências aumentam exponencialmente com a idade.
A doença de Alzheimer
Doença irreversível, seu início é insidioso, a perda de memória e declínio cognitivo, lento e progressivo.
No início a pessoa apresenta dificuldades para lembrar-se de fatos recentes e para aprender coisas novas e lembrar-se de coisas que ocorreram num passado mais distante. É uma doença cerebral degenerativa primária, de etiologia pouco conhecida. É de aspecto neuropatológico e neuroquímico, é a mais prevalente entre as diversas causas de demências além de estar associada entre os diversos fatores de risco, exemplo: hipertensão arterial, diabetes, processos isquêmicos cerebrais e dislipidemia.
É importante lembrar que assim que diagnosticado o quadro demencial no idoso, inicia-se imediatamente o tratamento e durante esse processo é necessário um acompanhamento adequado com uma equipe de multiprofissionais junto à família e cuidadores, pois muitas das vezes eles se encontram perdidos, ou até mesmo desconhecem a doença, e não sabem como cuidar adequadamente, sem se adoecerem.
Lembrando que: temos inúmeras práticas terapêuticas humanizadas que com eficiência comprovada desenvolvem e promovem o bem estar físico, emocional e espiritual do paciente, seus familiares e cuidadores, para que aja qualidade de vida entre todos os envolvidos.
‘Saúde e bem estar, significa estar bem, mesmo diante dos desafios inerentes que ocorrem nas nossas vidas… ’