A Vulnerabilidade emocional é um estado no qual nos sentimos expostos diante de situações incômodas, dolorosas ou difíceis, pensando que não poderemos superar esses momentos.
É comum que ocultemos a Vulnerabilidade por medo de sermos rotulados, julgados fracos.
Etimologicamente a palavra Vulnerabilidade, vem do latim “VULNERATIO’, que significa a qualidade de ser ferido.
É usual que a Vulnerabilidade Emocional, provoque sensação de perigo, alerta, incapacidade e até vergonha, sobretudo, porque a sociedade geralmente educa as pessoas para que jamais se mostrem vulneráveis diante dos outros.
Vale lembrar que esse processo é essencial para despertar a ‘Resiliência’.
Várias são as consequências da Vulnerabilidade Emocional;
– Medo, tristeza, raiva, frustração, abatimento sensação de derrota, insegurança emocional, sentimento de impossibilidade de acreditar nas próprias capacidades e pensamentos negativos a todo momento.
Negar esses sentimentos, não fará com que o problema desapareça. É necessário haver um enfrentamento do “Medo”.
Por mais duro que pareça, enfrentar os inconvenientes e medos, servirá para aumentar nossa autoestima e superar a vulnerabilidade emocional.
Para conseguirmos superar, podemos aplicar as seguintes estratégias:
– Comece a se conhecer melhor, olhe para o seu interior, dessa maneira nos permitimos identificar nossas inseguranças e nossas melhores aptidões.
– Temos a nosso dispor Práticas terapêuticas que é um divisor de águas nas nossas vidas. EX: (Oração, Meditação, Respiração. São práticas diárias que relaxam e potencializam pensamentos positivos.
– Deixe de fazer as coisas para agradar aos outros, aprenda a dizer Não, sem sentir culpa! – Aprenda a ser mais tolerante com suas ações, medos e fraquezas, está tudo bem! Evite que a rigidez em suas decisões e pensamentos sejam o que governam sua vida.
– No momento de superar a vulnerabilidade emocional, não é preciso sentir vergonha, pelo contrário, ao mostrar sua verdadeira personalidade, terá certeza de quem está ao seu redor te valoriza pelo que você aparenta, além disso lembre-se que as situações não te afetam pelo que são em si, mas pelas atitudes que você tem diante delas, isso é inteligência emocional.
Você é um ser humano fantástico, dotado de sentimentos, emoções e tudo é aprendizado nas nossas vidas, está tudo bem nos sentirmos fragilizados de vez em quando, nada como um dia pós o outro para fazermos as mudanças necessárias acontecerem…
“Inteligência emocional é a capacidade ou habilidade que as pessoas tem para poder gerenciar e para entender as suas próprias emoções e a dos outros.”