Whindersson Nunes Batista nasceu em Palmeira do Piauí em 5 de janeiro de 1995, porém cresceu em Bom Jesus, também no Piauí. Whindersson é filho de Valdenice Nunes e Hildebrando Sousa Batista, possui 3 irmãos: Harisson, Hidelvan e Hagda Karolayne.
Com quinze anos de idade, decidiu que queria fazer vídeos para o YouTube, tentou por diversas vezes fazer com que o seu canal fosse reconhecido, porém, não obteve êxito. No entanto, pouco tempo depois, voltou a produzir vídeos para o canal, e os vídeos passaram a receber mais visualizações. Foi quando lançou “Alô Vó, Tô Reprovado”,paródia do sucesso musical “Vó Tô Estourado” do cantor sertanejo Israel Novaes em 2012, que alcançou a marca de cinco milhões de visualizações em uma semana. Na época, a paródia se transformou em um viral.
Whindersson, então, se mudou para Teresina, Piauí, onde não tinha onde morar, e foi convidado pelo também youtuber Bob Nunes a viver com sua família (de Bob) em um bairro da zona norte da cidade. A partir daí, o canal começou a crescer rapidamente, porém, no dia 20 de janeiro de 2013, o canal foi hackeado e excluído. Após essa ocorrência, Whindersson abriu o canal no qual é conhecido atualmente, já tendo alcançado a marca de mais de 40 milhões de inscritos.
Em outubro de 2016, o canal Whindersson Nunes se tornou o canal brasileiro com mais inscritos no Youtube, porém, em fevereiro de 2018 passou a ser o segundo com mais inscritos, atrás do canal KondZilla. Em dezembro de 2019, entrou no ranking do instituto QualiBest como um dos maiores influenciadores digitais do Brasil. Atualmente conta com 43,9 milhões de inscritos.
Nunes também é cantor, compositor e ator. Ele se apresenta no cenário trap usando o nome artístico Lil Whind.
No cinema, o multiartista já atuou em diversos filmes, como Os Parças 1 e 2, Os Penetras 1 e 2, Os Roni e Detetive Madeinusa, além de produzir para a plataforma de straming Netflix um show no Teatro Amazonas, fazendo seu stand-up especializados em imitações de outras culturas.
Benfeitoria
Em maio de 2018, doou 25 mil reais para a construção de um triciclo adaptado para o estudante André Nunes Nachtigall, que tem paralisia cerebral. Este caso foi parar na justiça, tendo em vista que a empresa não entregou o produto. Em junho de 2018, anunciou o pagamento de uma viagem para uma seguidora que é portadora de AME (Atrofia Muscular Espinhal), que foi tratar a doença na Itália. Em julho de 2018, fez a doação de uma prótese (avaliada em 14 mil reais) para a professora Katia Cilene, que perdeu o braço esquerdo em um acidente de trânsito.
Em setembro de 2018, doou ração para a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa). Em outubro de 2018, Whindersson Nunes anunciou a doação de mais de 1 milhão de reais para fundação Lar de Maria Piauí, que ajuda no tratamento de crianças com câncer. Em maio de 2019, ajudou uma fã a pagar uma dívida que tinha com um agiota.
No próprio aniversário de 25 anos, Whindersson pediu como presente doações para Kayron da Silva Bica, um bebê de 1 ano e 4 meses, que sofre das sequelas da mielomeningocele e hidrocefalia.
No dia 14 de janeiro de 2021, Whindersson Nunes anunciou a doação de vinte cilindros de oxigênio a Manaus, devido ao colapso do sistema de saúde com a pandemia de COVID-19.