Espetáculos inspirados no Teatro Experimental do Negro e no Passinho serão apresentados sábado (29/06), às 10h, no bairro de Cavalcanti
O projeto Teatro na Zona Norte que há 5 anos leva arte, cultura e representatividade com metodologia afrocentrada para crianças e jovens do subúrbio do Rio, promove Mostra em homenagem ao Teatro Experimental do Negro e ao reconhecimento do Passinho como patrimônio imaterial. O grupo preparou 4 espetáculos com temática racial que ressaltam a diversidade da cultura negra brasileira. De acordo com Graciana Valladares , pedagoga, mestre de artes cênicas e idealizadora do projeto, a exibição é o resultado de pesquisas desenvolvidas pelos alunos no primeiro semestre.
” Cada turma criou uma cena ou um espetáculo que aborda a história do teatro negro no Brasil. As crianças produziram músicas e coreografias com base nas oficinas que participaram durante o semestre. Eles tiveram aulas de Dança Popular com Aeeda Mafalda, Passinho com Gabriel Ribeiro, Produção com Bruno Mariozz e de Maquiagem com Marley Dutra. Eles aprendem teoria e prática. O resultado final é o que veremos no palco. Com certeza eles farão uma apresentação incrível”, relata.
O objetivo do evento é divulgar e valorizar a cultura afro-brasileira através dos talentos da periferia. ” Conhecer quem chegou na arte antes de nós é muito importante. Eu só fui conhecer o Teatro Experimental do Negro (TEN) no final da minha graduação. Ver crianças já desde cedo tendo outras referências me deixa muito feliz!”
O projeto já formou mais de 300 crianças. A menina Flor de Lis, 8 anos, é um dos destaques do curso. A jovem foi selecionada para participar do curta-metragem “MO WA”, dirigido por Pedro Braz . Alexandre Silva, 10 anos participou do filme Rei Davi do Misa Gonçalo. Já Dandara Machado, 15 anos registrou participação em uma produção de audiovisual internacional. A menina atuou no filme ” Praia Formosa”, da diretora carioca Julia de Simone, que foi exibido na 53ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda.
Para o professor Wesley Cabral a inserção das crianças no mercado artístico é uma conquista e o resultado de muito trabalho. ” É muito gratificante ver o crescimento pessoal e profissional dos jovens. A cada estudo, e a cada proposta cênica, vemos o quanto nossos alunos se identificam com a história do TEN – Teatro Experimental do Negro, e eles conseguem relacionar com a história do projeto e com suas vivências. Acredito que as referências pretas que chegaram para compartilhar seus conhecimentos contribuíram bastante nesse processo”, afirma.
Após a apresentação na sede do TZN, o grupo já tem data marcada para a próxima exibição. No dia 10 de agosto os alunos sobem ao palco do Espaço Ciclomáticos, no centro do Rio. ” A ideia é que as crianças se apresentem para a comunidade em seu próprio território e, ao mesmo tempo, conheçam outros espaços culturais, ampliando sua visão e alcançando novos públicos.”, conclui Graciana.
Serviço:
Mostra de Teatro da Zona Norte
Quando: Sábado (29/06)
Hora: 10h
Onde: Rua Silva Vale 95, em Cavalcante – RJ.
Ingresso: Gratuito
Espetáculos:
Ritmolândia : Turma Infantil
O Legado do TEN: Turma Adolescente
A atriz: Oficina Adulta
TZN – O teatro é para todos! : Turma Mirim
Sobre o Teatro na Zona Norte
É um projeto social e artístico destinado a crianças e adolescentes da periferia. Por meio do teatro, busca-se promover inclusão, desenvolvimento pessoal e cultural. Os participantes desenvolvem habilidades sociais, criatividade e autoconfiança, além de aprimorarem expressão verbal e corporal. O projeto também estimula a consciência cultural e a resiliência emocional, proporcionando uma alternativa positiva e enriquecedora para os jovens da comunidade.
O projeto acontece em parceria com o IPPC em Cavalcante, oferecendo aulas todos os sábados. As atividades são divididas em turma infantil pela manhã e turma adolescente à tarde. A metodologia utilizada é afrocentrada, focando no desenvolvimento do eu, do outro, do espaço e da comunidade. O objetivo é promover uma abordagem culturalmente relevante, valorizando a identidade dos participantes e sua conexão com a comunidade ao redor.