As comemorações pelos 90 anos da estátua do Cristo Redentor vão contar com diversas atividades religiosas, sociais e culturais ao longo do ano, entre elas um festival de música na Marquês de Sapucaí. O anúncio oficial foi feito pelo Santuário do Cristo Redentor nesta segunda-feira (1º), quando a cidade completa 456 anos.
O festival de música na Sapucaí acontecerá entre os dias 9 e 17 de outubro. Entre as atrações anunciadas, que irão se apresentar em um palco a ser montado na Praça da Apoteose, estão Jorge Aragão, Denis DJ, Elba Ramalho, Maestro João Carlos Martins e Elymar Santos.
Escolas de samba do Grupo Especial do Rio também farão apresentações no local.
Além da festa principal, o Santuário do Cristo Redentor realizará diversas atividades, que terão como tema o “Desenvolvimento Sustentável”.
Estão previstas no calendário comemorativo a Missa de Ação de Graças pelos 90 anos do Cristo, uma quermesse, uma vila gastronômica, o desafio “Corrida Cristo Redentor”, uma exposição com imagens de Cristos espalhados pelo Brasil, a realização de uma peça de teatro sobre a história do monumento e um desfile apresentando a diversidade cultural brasileira na Passarela do Samba.
Segundo a Arquidiocese do Rio, todas as atividades serão realizadas seguindo os protocolos contra a Covid-19.
O objetivo, conforme a organização, é deixar um legado socioambiental e educativo como referência para o povo do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo.
“Ao longo de seus quase 90 anos, o Monumento ao Cristo Redentor sempre se destacou no cenário nacional e internacional como porta de entrada do turismo brasileiro, maior monumento em art déco do mundo e santuário católico. Chegou a hora de celebrarmos tudo o que ele representa para o povo brasileiro e o mundo. Por isso, vamos fazer uma grande festa, com atividades religiosas, sociais e culturais”, disse Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor.
Também participaram da cerimônia de anúncio do calendário das celebrações autoridades como o governador em exercício do estado, Cláudio Castro, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ministro do Turismo, Gilson Machado.