A ligação entre saúde bucal e saúde mental, estão mais conectadas do que imaginamos. Muitas vezes, estamos concentrados somente na saúde física dos nossos dentes e gengivas, mas esquecemos da maneira de como cuidamos da nossa saúde bucal pode ter um impacto relevante no nosso bem-estar emocional, pois a saúde bucal pode influenciar o bem-estar mental e por que é importante considerar essa ligação.
Pessoas com doença mental grave têm três vezes mais chances de perder os dentes em relação com a população em geral, a razão está em que as pessoas com adversidades na maioria das vezes, não estão focadas em bons hábitos de saúde bucal, porque acaba afetando a sua autoestima e que pode levar as pessoas a negligenciar hábitos diários de higiene e isso também vai influenciar na sua alimentação, como os alimentos rico em açúcar, carboidratos e refrigerantes, até mesmo o vício morder a ponta da caneta . Mais não podemos esquecer que alguns medicamentos prescritos para problemas de saúde mental, como antidepressivos, ansiolíticos e antipsicóticos, geralmente têm o efeito colateral, podendo diminuir a saliva e com a escovação inadequada pode levar ao risco de cárie dentária, dor, dificuldade em comer e mau hálito.
O sorriso saudável está associado a uma boa autoestima, então, investir em cuidados dentários e tratamentos estéticos melhora a aparência do sorriso e eleva a autoestima e bem-estar. Pois a dor de dente ou desconforto causado pela periodontite, dente sensível pode causar efeito negativo importante na saúde mental. A dor continua e a dificuldade de comer e falar, podem elevar o nível de estresse e irritabilidade e com isso, a dor de dente não tratada pode interferir na qualidade do sono, colaborando para o estresse emocional, o tratamento dentário não só melhora a saúde bucal, mas além disso irá influenciar positivamente, numa melhor qualidade de vida geral. Intervenções como restaurações dentárias, ortodontia e tratamentos para bruxismo, melhora sintomas físicos e emocionais relacionados a problemas dentários, pois ao recuperar a função mastigatória e a estética do sorriso satisfatório, esses tratamentos podem contribuir para um maior bem-estar emocional e um estilo de vida mais saudável.
Embora já tenhamos avançado no entendimento da conexão entre a saúde mental e a saúde bucal, ainda há muito que explorar e descobrir, a junção entre a saúde mental e a saúde bucal é indispensável para essa junção e evolução. Cuidar da saúde bucal e também cuidar da saúde mental e bem-estar geral. A saúde bucal e a saúde mental estão intimamente ligadas, e cuidar de um, automaticamente vai influenciar positivamente o outro, então manter uma boa higiene bucal, tratar os dentes, é importante para promover a boca saudável e aumentar a autoestima. Se você está passando por desafios emocionais relacionados à sua saúde bucal ou saúde mental, procure auxílio de um profissional.