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Light substitui 1.150 transformadores devido ao furto de energia elétrica

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Somente em 2025, a Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica para 31 municípios do estado do Rio de Janeiro, trocou 1.150 transformadores em razão de furtos de energia elétrica. O prejuízo para a companhia é de cerca de R$ 40 milhões. “Com esse cenário de calor extremo em decorrência de mudanças climáticas, a nossa rede fica ainda mais sobrecarregada e, em consequência disso, os nossos transformadores, configurados para receber os nossos clientes, superaquecem e queimam, causando não apenas falta de luz como incêndios e acidentes”; informa Bruno Almeida, gerente de manutenção da Light.

Os impactos não param por aí. Até o momento, a concessionária também registrou impactos na rede de distribuição pelo excesso de carga irregular, com necessidade de substituição de cabos quando necessário. “Neste contexto, as equipes da concessionária vão aos locais, restabelecem a energia de clientes que apresentam queixas e, pouco tempo depois, novas quedas de energia ocorrem devido à sobrecarga na rede, que provoca um estresse nos nossos equipamentos”; explica Bruno Almeida.

A Light também identificou aumento no pico de demanda de carga de consumo dos clientes. “Nos primeiros 18 dias do mês de fevereiro de 2025, tivemos um acréscimo de pico de carga de 391MW na comparação com todo o mês de fevereiro de 2024. Isso equivale a aproximadamente 391 mil clientes”; acrescenta Bruno.  

 O pico de demanda de carga ocorre quando há aumento no consumo de energia de diversos clientes simultaneamente. “O calor traz também uma mudança de hábito. Se antes, o nosso cliente ligava, por exemplo, um ar-condicionado, agora, no calor extremo, ele pode passar a fazer uso de dois”; explica.

Além dos danos financeiros para a companhia, os furtos de energia afetam diretamente o fornecimento para milhares de clientes, impactando serviços essenciais, como hospitais, creches e escolas, além da segurança da população. A Light reforça seu compromisso no combate a essa prática criminosa, investindo em ações de fiscalização, tecnologia e parcerias com órgãos de segurança para mitigar os impactos e coibir novos casos. O prejuízo anual para a companhia é de R$ 1,2 bilhão devido ao furto de energia. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, para cada 100 clientes regulares, 35 praticam o furto.​

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