Jornal DR1

A Bíblia como ela é: O verdadeiro cidadão dos céus II

Foto: Reprodução

O Salmista Davi,fez duas perguntas a Deus: “Quem é digno de entrar em seu santuário?” “Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar santo?” (Sl 24,3). E a resposta vem em seguida: “Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.” (Sl 24,4-6) e leia 1Jo 2,14-17; Hb 3,12; Mt 5,8. 

E me faz lembrar as palavras de Agur: “Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome do seu filho, se é que o sabes? Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam Nele.” (Pv 30,4-5).

Agur, também tinha suas curiosidades e indagações. E quando Davi, também cheio de indagações e curiosidades, fez a sua pergunta em oração. “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo.

A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem fizer isto nunca será abalado.” (Sl 15).

Este Salmo responde à pergunta: “Que tipo de pessoa desfruta da íntima presença de Deus e tem comunhão com Ele?”. Esta pergunta subentende que o cristão pode dar motivo para que Deus retire a sua presença da vida dele, pela prática da iniquidade, do engano, da calúnia e do egoísmo. Por isso, devemos examinar diariamente os nossos atos, confessar nossos pecados, abandoná-los, esforçar-nos constantemente em Cristo para nos apresentar aprovados diante de Deus e reconhecer que perder a comunhão com Deus é perder tudo.

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2Tm 2,15). 

E para preenchermos os requisitos que 2 Timóteo nos orienta acima, é necessário  praticarmos o que João nos ensina abaixo: “Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.

Porém, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Se obedecemos aos mandamentos de Deus, então temos certeza de que o conhecemos. Se alguém diz: ‘Eu o conheço’, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e não há verdade nele.

Porém, se obedecemos aos ensinamentos de Deus, sabemos que amamos a Deus de todo o nosso coração.

Amados, se o nosso coração  não nos condena, temos confiança para com Deus; e qualquer coisa que lhe pedirmos, Dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável à sua vista.” (1Jo 1,6-7; 2,3-6; 3,21-24).

Querido leitor, não importa sua religião ou se você não tem. Eu costumo dizer que até o ateu é crente. Porque crê que não acredita em nada. 

É a sua fé que eu respeito muito. E quero terminar esta coluna, fazendo da palavra de Mateus, as minhas. “Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” (Mt 5,8).

Confira também

Nosso canal