Jornal DR1

Esquema especial do metrô no Réveillon de Copacabana é divulgado

Foto: Divulgação

O esquema especial do metrô no Réveillon de Copacabana foi divulgado para atender o público estimado em cerca de 2,5 milhões de pessoas que devem acompanhar a virada do ano na orla da Zona Sul. Com restrições severas ao acesso de veículos no bairro, o metrô será uma das principais opções de deslocamento para o evento.

De acordo com a concessionária MetrôRio, o funcionamento especial ocorrerá das 19h do dia 31 de dezembro até as 5h do dia 1º de janeiro. Durante esse período, o embarque só será permitido mediante o uso do passaporte especial do Réveillon, no valor de R$ 15, vendido em formato de QR Code.

O passaporte é dividido em cinco faixas de horário para embarque na ida ao evento: das 9h às 20h, das 20h às 21h, das 21h às 22h, das 22h às 23h e das 23h à meia-noite. Ao validar o QR Code nas catracas, o passageiro recebe uma pulseira, obrigatória para o retorno após a queima de fogos.

Durante a ida, os passaportes serão aceitos em todas as estações, com exceção da Estação Cardeal Arcoverde, que funcionará apenas para desembarque até a meia-noite. Após esse horário, o embarque será permitido somente com a pulseira de retorno nas estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório e Jardim Oceânico.

Para quem não utilizar o QR Code na ida, a concessionária orienta a retirada antecipada da pulseira de retorno, que poderá ser feita das 14h às 22h do dia 31, nas estações Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório, Jardim Oceânico e Maracanã.

A venda dos passaportes ocorre exclusivamente pelo aplicativo e site do MetrôRio, até as 18h do dia 31 ou enquanto durar o estoque. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou Pix, com limite de até dez passaportes por transação. Pessoas com deficiência, crianças de até 6 anos e 11 meses acompanhadas de responsável e idosos acima de 65 anos estão isentos do pagamento, mediante comprovação.

Para reforçar o atendimento, o metrô contará com aumento no número de funcionários, orientadores de fluxo, apoio da Polícia Militar e vigilância permanente. No dia 1º de janeiro, as estações funcionarão das 7h às 23h, com exceção de Praça Onze, Saara/Presidente Vargas e Uruguaiana/Centro, que reabrem às 5h do dia 2.

Durante o período especial de Réveillon, não será permitido o transporte de volumes acima de 25 litros, além de fogos de artifício, garrafas, vasilhames, bicicletas ou pranchas, por questões de segurança.

Confira também

Nosso canal