Jornal DR1

Ney Matogrosso se apresenta no Chile pela primeira vez com o Hola Rio

Paulo Feitosa (gestor Hola), Ney e Danielle

Programa de internacionalização da cultura do Estado do Rio de Janeiro desembarca no Chile para nova edição

O evento Hola Rio marca o início da nova turnê internacional de artistas fluminenses que, novamente, cruzam fronteiras através do edital de internacionalização promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ). A primeira grande atração confirmada em 2026 é Ney Matogrosso, que fará um show inédito em Santiago, amanhã, dia 20 de janeiro, em sua primeira apresentação na cidade em mais de 50 anos de carreira.

O festival faz parte do pacote de ações do edital de internacionalização, criado com o objetivo de levar a cultura fluminense para diversos países ao redor do mundo. A política pública teve início em 2023, quando a SececRJ levou artistas do Rio até a Espanha.

“O edital reforça o nosso compromisso de abrir caminhos para que a arte e a cultura do Rio de Janeiro ganhem cada vez mais projeção internacional. Com esse investimento, ampliamos nossa rede de impacto e fortalecemos os laços com nossos coirmãos da América do Sul. A aplicação realizada este ano por meio do edital de internacionalização supera R$ 4,6 milhões e garante uma rica possibilidade de intercâmbio cultural para centenas de artistas fluminenses”, destaca Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Nesta edição, a iniciativa contempla mais de 160 artistas, reunidos em 35 grupos, que representam a diversidade cultural do estado. Além do Chile, Argentina e Uruguai também receberão artistas brasileiros, com apresentações que transitam entre música, dança, teatro, moda, gastronomia e artes visuais.

O show de Ney Matogrosso acontece no dia 20 de janeiro, às 21h (horário local), no Teatro Caupolican, em Santiago, e faz parte do tradicional Festival Internacional Teatro a Mil.

Sobre o Hola Rio

O Hola Rio é um projeto de internacionalização da cultura fluminense estruturado em três eixos. O primeiro é a articulação de acordos e cooperação internacional entre governos, instituições, festivais e centros culturais. O segundo é a mobilidade artística, que promove a participação de artistas em apresentações, exposições, ações formativas e eventos culturais no exterior. O terceiro eixo é o Festival Hola Rio, que celebra o programa por meio da apresentação de artistas fluminenses em palcos internacionais.

A primeira edição do Hola Rio foi realizada em Madri (Espanha), em 2023. Em 2024, o projeto percorreu seis cidades colombianas. A terceira edição acontece entre o fim de 2025 e o início de 2026, em cidades da Argentina, Chile e Uruguai.

O Hola Rio é apresentado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e tem produção executiva da Cinco Elementos. Quitanda Soluções Criativas e Ibero Culturas são os parceiros institucionais.  

Confira também

Nosso canal