Jornal DR1

Anvisa apreende canetas que eram vendidas pelas redes sociais

Foto: Divulgação G1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e proibiu a fabricação, importação, comercialização, distribuição, propaganda e uso da tirzepatida das marcas Synedica e TG, conhecidas nas redes sociais como as chamadas “canetas do Paraguai”, além da proibição da retatrutida de todas as marcas. Os produtos estavam sendo anunciados e vendidos sem registro no órgão regulador.

Segundo a agência, empresas vinham divulgando a venda das canetas dessas marcas em perfis nas redes sociais. No entanto, nenhuma delas possui registro na Anvisa no país e, por isso, não pode ser comercializada legalmente.

A medida, publicada nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial da União, determina a apreensão e a proibição total de todas as atividades relacionadas aos produtos e se aplica a qualquer pessoa que comercialize ou divulgue esses medicamentos.

Proibição da retatrutida
A determinação também inclui a retatrutida. A substância é um novo tipo de GLP, semelhante ao de outras canetas já conhecidas, com expectativa de promover uma perda de peso ainda maior do que os medicamentos atualmente disponíveis no mercado.

No entanto, a substância ainda está em fase de testes. Ou seja, não há distribuição regular no mercado por parte das empresas responsáveis pelas pesquisas.

Dessa forma, as canetas vendidas sob a alegação de conter retatrutida não oferecem garantia de segurança, eficácia ou qualidade.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded