Jornal DR1

A primeira voz

 

Por: Sabrina Campos (advogada e árbitra) 

São muitas as mulheres que marcaram e continuam fazendo história no Brasil. São referência, esperança, inspiração. Mulheres, mães de nações, que definem, inicialmente, dentro de suas casas, como será o padrão comportamental da sociedade. Pilares e bases concretas de suas famílias, a determinar os princípios morais a guiar a comunidade ao seu redor aos limites da civilização.

Carolina Josefa Leopoldina, ou D. Maria Leopoldina, a Imperatriz Consorte do Império do Brasil, amou este país, que se tornou inteiramente seu, bem como se dedicou plenamente ao povo, inclusive desempenhando papel importante na nossa, tão valiosa, independência. Ela, que, por curto período, foi também Rainha Consorte do Reino de Portugal e Algarves, foi sim, até a sua morte, nossa primeira Imperatriz, e, em razão da Independência do Brasil, que ajudou a articular, como grande estrategista que era, também foi a primeira Imperatriz do Novo Mundo.

Leopoldina foi a primeira mulher Chefe de Estado do Brasil e do continente. A primeira mulher a comandar o país, assim o fez em diversas ocasiões ao substituir o Imperador D. Pedro I, cuja confiança em assuntos políticos era tamanha que Leopoldina exercia enorme influência na gerência do Brasil. Além da Independência, por exemplo, também o “Dia do Fico” comprova o grande poder da Imperatriz em definir os rumos que nos tornou uma nação.

Uma mulher conservadora, de fervorosa fé cristã, valorizava a família como devotada mãe, esposa, que era. Defendeu o país que tornou sua pátria amada, preparou nosso futuro – o mesmo que construiu para os seus filhos. Assim também fazem história as sete mulheres que presidem atualmente Comissões permanentes da Câmara dos Deputados. Entre elas, a coincidente conservadora, cristã, mãe zelosa, Deputada Federal Bia Kicis, natural de Resende/RJ, primeira mulher a comandar a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ.

Bia Kicis exerceu a advocacia e se aposentou como Procuradora no DF. Junto a Luiz Philippe de Orleans e Bragança, descendente direto da Imperatriz Leopoldina e do Imperador D. Pedro I, bem como de Prudente José de Moraes Barros (terceiro Presidente da República do Brasil), Bia Kicis é coautora do PL 291/2021, que veda a retirada de mensagens de usuários por provedor de aplicação em desacordo com as garantias constitucionais de liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento. Ela luta para que nós,você- faça a sua voz ser ouvida!

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded