O Governo do Rio de Janeiro está em dívida com o Turismo. Com a pandemia da Covid-19, o turismo em todas as partes do mundo foram prejudicados, incluindo a Cidade Maravilhosa, um dos principais destinos para gente de todo planeta. E sabendo disso, quem vive disso vem aguardando alguma ajuda estadual. Contudo, um alento pode ter chegado. Em audiência da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa,que ocorreu na última sexta-feira, a presidente Alana Passos cobrou resposta efetiva sobre a regulamentação da lei 8858/20, sancionada desde junho de 2020. Desta maneira, a Secretaria da Casa Civil, garantiu que vai enviar à Alerj, em até 10 dias úteis, as ações para garantir uma renda mínima aos guias de turismo do estado. Uma nova audiência está marcada para o dia 17 de maio, para fazer valer o auxílio.
“Esse pleito é legítimo e o que posso dizer, neste momento, é que nós vamos buscar uma solução urgente e imediata”, afirmou Fábio Serrano, subsecretário da pasta do Rio de Janeiro.
A reunião para debater o auxílio contou com mais de 800 integrantes do setor que aguardam por essa verba. Com a nova audiência marcada para ainda este mês, a deputada Alana Passos confirmou o compromisso que a comissão terá com esse problema e garante que vai angariar ajuda para os trabalhadores do setor.
“Não adianta o Legislativo cumprir o seu papel e o Poder Executivo não dar efetividade à lei. Precisamos chegar a um entendimento sobre isso da forma mais rápida possível. Pedir mais dias, após um ano de espera a quem está passando necessidade, é muito. É mais tempo de fome e contas que não esperam”, enfatizou a presidente da comissão.
Para os envolvidos, a falta de iniciativa do Governo estadual pode ter sido decisiva para a não distribuição da verba aos profissionais que necessitam deste auxílio. Na reunião destacou-se que R$ 166 milhões do Fundo de Combate à Pobreza ficaram sem uso, que poderiam ser repassados.
A cúpula acredita que nesta reunião derradeira no dia 17 será confirmada a forma de distribuição da verba a ser destinada aos profissionais do turismo.