Os Arcos da Lapa e a Câmara Municipal, no Centro, e o Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, ganham uma cor especial nesta semana, de 17 a 23 de maio. A ação faz parte da campanha Maio Amarelo, um movimento de conscientização para a redução da mortalidade no trânsito.
A iniciativa da CET-Rio e da Rioluz tem como objetivo levar a sociedade a refletir sobre o alto número de mortos e feridos na circulação de veículos, além de propor uma mudança de atitude capaz de transformar essa realidade. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou o novo tema para as campanhas educativas deste ano: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.
Com o intuito de reforçar essa ação, a CET-Rio está veiculando mensagens pelas mídias sociais da Prefeitura, além de cartazes nos ônibus (busdoor) que destacam a importância do cuidado, principalmente por parte dos motoristas, em relação aos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas.
Também na próxima semana, a CET-Rio vai participar da sexta edição da Road Safety Week, da ONU, e da campanha Streets for Life. A ideia é aderir a esse evento mundial e implantar, no entorno de algumas escolas que já retornaram às aulas, projetos que visem à redução de velocidade, proporcionando maior segurança para todos, em especial para os alunos.
Acidentes de trânsito são a principal causa de morte na faixa dos 5 aos 14 anos, mas este cenário pode ser mudado com medidas simples, como a criação de áreas de baixa velocidade, promovendo maior segurança a pedestres e ciclistas. Uma das metas da Streets for life é implantar áreas com velocidade máxima de 30Km/h no entorno de algumas escolas e revitalizar a sinalização. Aproximadamente 70% dos alunos de escolas públicas do município do Rio de Janeiro vão a pé para a escola. Por isso, 25 colégios municipais serão beneficiados pela campanha.