O Aromeiazero conta, a partir de agora, com o patrocínio institucional da Argo Seguros. A maior seguradora especializada em bikes do Brasil e a primeira a investir no Aro. Foi pensando em fomentar e estimular cada vez mais pessoas a utilizarem a bicicleta como meio de transporte, renda e lazer que a Argo investe no cicloativismo. Esse tipo de doação é muito importante para a manutenção das contas da organização e ainda mais necessária no segundo ano de pandemia.
A escolha do Aromeiazero passa por toda sua história de engajamento a favor das bicicletas. O instituto é membro da Ciclocidade, União de Ciclistas do Brasil (UCB), Aliança Bike, Coalizão Negra de Direitos Humanos e da World Cycling Alliance. Entre outros destaques, a ONG teve também projetos reconhecidos no exterior como o Fórum Mundial da Bicicleta e do Velo-City em diversos países.
A Argo é uma seguradora que periodicamente apoia ações sociais. Em linha com um dos posicionamentos da marca no Brasil, que é a inclusão social, escolhemos a Aromeiazero pelo extenso calendário de projetos sociais que ela promove. O fato dessa transformação social começar pela bicicleta, um dos segmentos que mais atuamos, essa parceria se tornou natural – explica Ivan Vasconcellos, responsável pela Comunicação e Marketing da Argo Seguros.
Enxergamos na bicicleta um meio para trabalhar outras questões. A partir dela, cria-se a aproximação e admiração necessária para se discutir a autonomia do indivíduo, o desenvolvimento de uma comunidade e a expressão de uma cultura. Essa parceria institucional com a Argo certamente nos ajudará a impulsionar outros projetos – avalia Murilo Casagrande, sócio-fundador e diretor de desenvolvimento institucional da Aromeiazero.
Entre as ações desenvolvidas atualmente pela entidade estão o Guia de Projetos do Aromeiazero, que ensina pessoas a como transformar a bicicleta como possível ferramenta de fonte de renda, empreendedorismo, arte, cultura e acesso à cidade; a Bike-a-thon, uma maratona de inovação social que oferece apoio técnico e financeiro para ideias, negócios e projetos de turismo que, através da bike, colaboram para o fortalecimento de territórios de baixa renda do Brasil; o Bike Arte Gira, que é um festival de rua independente que celebra a bicicleta e tudo o que ela representa; e a Jornada para Multiplicadores, que reuniu quase 50 educadores de todo o Brasil e um grupo de portugueses. Através dessas experiências será publicado um e-book em breve.
Desde sua fundação, em 2011, o Aromeiazero já realizou mais de 80 projetos. São mais de 800 pessoas que aprenderam sobre mecânica de bicicleta e outros conteúdos; 4.200 crianças aprenderam a pedalar; e mais de 35 mil pessoas já participaram dos festivais realizados. O objetivo é ampliar essa atuação para todo o Brasil e o patrocínio da Argo Seguros é fundamental para isso.
Sobre o Aro
O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Os projetos contam com patrocínio de empresas e pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis. Para saber mais informações, entre em contato:
Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@aromeiazero.org.br
Redes Sociais
Instagram: Aromeiazero
Facebook: Aromeiazero
Youtube: Aromeiazero