Com informações da Agência Brasil
O Museu de Arte Contemporânea, símbolo da cidade de Niterói idealizado por Oscar Niemeyer, completou esta semana 25 anos desde a sua inauguração, em 1996. Para marcar o aniversário, os ingressos do MAC serão gratuitos este mês e estão previstas atividades comemorativas, também de graça, até o final de setembro. São exposições, apresentações, eventos online e o Seminário de Arte e Cultura LGBTQIA+.
O vice-presidente da Fundação Oscar Niemeyer e professor de arquitetura da Universidade Federal Fluminense, José Pessoa, diz que o MAC é uma das obras de grande qualidade da última fase de criação de Niemeyer. “Niemeyer procurava fazer prédios como se estivessem voando ou flutuando. O MAC é isso. Ele dizia que era como se fosse uma flor”.
O museu nasceu de um convite feito a Niemeyer, em 1991, pelo prefeito de Niterói à época, Jorge Roberto Silveira. Eles definiram o local do MAC, na orla da Baía de Guanabara, no mirante da Boa Viagem. Ali, o museu poderia, ao mesmo tempo, ser visto e dele observar ícones da paisagem do estado, como o Morro do Pão de Açúcar e o Corcovado, onde está o Cristo Redentor, e a orla de Niterói.
Ao longo dos 25 anos de existência, o museu recebeu mais de 2,8 milhões de pessoas e realizou 186 exposições, com 9 mil obras. Agora, a obra do artista plástico Allegretti, uma das escolhidas para comemorar os 25 anos, entrará nesta lista. Trata-se de um monumento de quatro metros de altura e sete metros de largura, montado na área externa do museu.
Programação:
8 de setembro: Inauguração do Conjunto de Exposições
90|25 – “Ícones e Arquétipos”, “A materialização do invisível”, “A simbologia da paisagem” — três instalações com curadoria de Marcus de Lontra Costa.
“Transeuntis Mundi – um projeto de Cândida Borges e do artista colombiano e escritor Gabriel Mario Vélez
MAC Origens – coleção de imagens da construção do MAC.
Samba Exaltação – com citações de compositores como Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Nelson Sargento, aborda temas relacionados ao carnaval, à pandemia e à conjuntura do Brasil. A mostra ocorrerá de forma presencial e online, assinada pelo curador e pesquisador Alexandre Sá.
Monumento Comemorativo dos 25 anos do MAC Niterói, com curadoria de Priscilla Allegretti.
11 e 12 de setembro: apresentação da Cia de Ballet da Cidade de Niterói
20 de setembro: Basta Ter Princípios – Projeto MAC Audiovisual, que será transmitido nas redes sociais do museu.
23 de setembro: Seminário de Arte e Cultura LGBTQI+