Jornal DR1

Não Julgueis

Nosso tema de hoje é: Não Julgueis, pois julgar às vezes é a coisa mais fácil e é a coisa que mais cometemos. É muito fácil julgar as pessoas, é fácil acusar as pessoas, mas nós não sabemos o que aquela pessoa está passando. Nós não conhecemos o outro lado, seu lado interno. Na maior parte das vezes estamos olhando apenas o lado de fora, estamos olhando só este momento ou está julgando só pelo que vieram até você e falaram; talvez você nem conheça a história dessa pessoa.

A Bíblia nos recomenda-nos a não julgar, se ver o teu irmão estiver em falha vai ter com ele, converse com ele, procure saber o que está acontecendo, procure saber se é verdade, se ele não quiser te ouvir volte com duas testemunhas. Converse, vamos abraçar saber o porquê de estar acontecendo tal coisa e até o porquê da pessoa ter falhado.  Em certos momentos preferimos julgar e pisar em cima – se for pastor (a) então, corta a cabeça dele(a).

Aonde iremos chegar com isto? Lembram-se dos religiosos da época de Jesus, quando apanharam a mulher em adultério? Só trouxeram a mulher e onde estava o homem? Mas Jesus disse que quem não tivesse pecado que atirasse a primeira pedra. No final, Ele disse para ela: “Mulher, onde estão os seus acusadores? Porque não sobrou um”. Adultério quer dizer quebra de acordo, de contrato, mas o que leva uma pessoa a fazer isso?

No altar é prometido ser fiel na alegria, na tristeza, na saúde, na doença, na riqueza e na pobreza, mas não é sempre que isso acontece. Quando a pessoa quebra um desses acordos ele já está adulterando e a Bíblia é pesada nisso! Mas deixemos isso para outro dia.

Então não julgues pois você não sabe o que a pessoa passa dentro de casa, você não sabe o que ela passa com seu cônjuge, você não sabe como os filhos os tratam ou vice-versa , então não vamos julgar, não vamos caluniar ninguém, cuidado!

Em Matheus Cap7 diz: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.” Então temos que tomar muito cuidado, porque lá em Provérbios diz: “Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito. A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” Então cuidado com o que você fala, o que você julga.

Em Mateus Cap7 Vers3 e 4 diz: “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?” É fácil julgar os outros mas é difícil de olhar para si mesmo. “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.” Então temos que tomar muito cuidado com isto.

As duas metáforas como “cães” e “porcos” são judaicas e referem-se a convidar pagãos totalmente desinteressados a juntar-se as preces, as orações do Senhor. O que isso quer dizer? Que você não pode levar o evangelho a quem está zombando de você, a quem está escarnecendo de você.

Guarde as coisas de Deus para você e espere a oportunidade certa de evangelizar, mas primeiro de tudo temos que evangelizar com a nossa vida e o primeiro passo é que nós não devemos julgar ninguém.

Deus te abençoe, seu amigo de hoje e sempre, Pastor Davi Antunes.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24