Jornal DR1

“Criando com Anne” – Projeto social com moradores do Complexo do Borel, reune realidades tão distantes e tão próximas ao mesmo tempo

Para que a importância de Anne Frank personagem na história mundial, não seja esquecida, está nascendo o projeto “Criando com Anne”, idealizado e realizado por Clarissa Kahane, Heder Braga e pelo Museu Judaico do Rio de Janeiro. Com patrocínio do Fundo Rogério Jonas Zylbersztajn, o projeto visa atender 20 jovens da comunidade Indiana, localizada no Complexo do Borel, no Rio. Eles receberam exemplares da obra “O Menino do Pijama Listrado”, traduzido em vários idiomas e, que inclusive, virou filme.

Uma Oficina Criativa acontecerá e terá a participação desses jovens de 12 a 17 anos, até 12 de outubro, com a premissa de dar continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente, na comunidade, com o projeto “Cartas para Anne Frank”. O “Criando com Anne” mantém o viés literário e de produção artística criativa, oferecendo aos jovens oficinas, distribuição de livros, exibição de filmes, debates e atividades que estimulam a leitura e o desenvolvimento artístico.

As personagens de “O Menino do Pijama Listrado”, assim como as de “O Diário de Anne Frank” e os adolescentes cariocas estão separados por milhares de quilômetros e mais de meio século. Certamente, não se pode comparar o contexto da Segunda Guerra com uma cidade como o Rio de Janeiro hoje.

Estudos apontam fatores que se assemelham e geram empatia dos jovens com a obra. São identificadas questões que geram nos alunos o mesmo desconforto. Um exemplo é a identificação com a angústia e o sofrimento das personagens em relação às marcas de discurso que circulam pela sociedade.

Racismo, desigualdade social e outros problemas estruturais também são questões fortes no Brasil, e podem ser enxergadas na literatura, o entendimento entre personagem e leitor. Assim, além de incentivar a leitura de uma obra, o projeto “Criando com Anne” tem como objetivo dar voz aos jovens, que serão autores e protagonistas da sua própria história e vai buscar uma reflexão junto à sociedade sobre os desejos e as angústias dos jovens de hoje e promover um diálogo entre eles e essas obras da literatura.

A esses jovens será dada ainda a possibilidade de assistir aulas sobre o tema, ministradas por nomes como Michel Gherman, Tatiana Henrique, Clarissa Kahane e Heder Braga. Ao final, vão poder produzir materiais, mostrando suas realidades, promovendo uma comparação e reflexão sobre as mudanças necessárias no mundo.

 

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded