Jornal DR1

Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil pela 3ª vez

O Brasil tem um novo presidente eleito, na noite de hoje Luiz Inácio Lula da Silva (PT), venceu o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), na disputa do 2º turno das eleições presidenciais.

O ex-presidente foi escolhido por 50,90% dos eleitores, com um total de votos de 60.341.399. O atual presidente Jair Bolsonaro, é o primeiro da história a ser derrotado em busca da reeleição. Ele teve 49,10% dos votos válidos, um total de 58.203.702 votos.

Depois de governar o país entre 2003 e 2010, Lula retorna à chefia da nação, antes fora acompanhado por José Alencar como vice, agora o seu vice será seu ex-desafeto político, Geraldo Alckmin.

Trajetória

Nascido em Garanhuns (PE), Luiz Inácio Lula da Silva se mudou ainda criança para o estado de São Paulo. Durante a adolescência, completou um curso de torneiro mecânico em uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, posteriormente, passou a trabalhar como metalúrgico na cidade de São Bernardo do Campo, quando também começou a se envolver com a atividade sindical.

No final dos anos 1970 e 1980, Lula liderou grandes greves de metalúrgicos da região do ABC paulista. Junto a outros sindicalistas, intelectuais e militantes de movimentos sociais, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT).

Pela legenda, se tornou deputado da Assembleia Constituinte que aprovou a Constituição de 1988 e foi derrotado nas eleições presidenciais de 1989, de 1994 e de 1998. Foi eleito para o posto mais alto do país em 2002, tendo sido reeleito em 2006. Deixou a Presidência em 2010, sendo sucedido por sua então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que venceu as eleições com o seu apoio.

Em 2017, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2018, teve a prisão decretada pelo então juiz Sergio Moro. As condenações foram anuladas em 2021 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações. O STF também considerou posteriormente que Moro agiu sem a devida imparcialidade no processo.

Aos 76 anos, Luiz Inácio Lula da Silva chega para seu terceiro mandato como presidente.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded