O Girona FC tornou-se o primeiro clube pet friendly do mundo graças a um acordo de patrocínio com a Gosbi, a marca de pet food que, a partir da temporada 2021/22, é o principal patrocinador do clube. Na visão do diretor-geral do clube, Ignasi Mas-Bagà, essa relação “vai além de um acordo tradicional de patrocínio esportivo”. Nesse sentido, o Girona FC e o patrocinador do clube realizaram inúmeras iniciativas que visam criar um impacto social e defender o respeito pelos animais.
Mas-Bagà acrescentou: “Desde o primeiro dia, sentamos com os responsáveis por Gosbi e entendemos o enorme potencial de poder fazer as coisas de maneira diferente e fazer coisas relevantes para a sociedade”. Pensando nisso, o Girona FC e o Gosbi organizaram em conjunto várias iniciativas com foco social e com o objetivo de aproximar o mundo animal dos fãs de futebol e normalizar a presença dos animais na sociedade.
Embora o mundo dos animais de estimação e do futebol possam parecer muito diferentes, para o Girona FC há mais em comum do que pode parecer à primeira vista. Como Mas-Bagà pontuou: “Os animais de estimação são uma parte importante da sociedade moderna, e foi demonstrado que nossos fãs também são apaixonados e sentimentais por eles”.
A recepção dos adeptos do clube tem sido “muito positiva”, enquanto o mesmo se passa com a comunidade empresarial de Girona. É claro que a Gosbi tem potencial para promover diversas ativações que podem trazer um impacto real e positivo no mundo animal. Uma dessas iniciativas chama-se ‘Respeito Animal em Turnê’, por meio do qual Gosbi entrega 300 quilos de ração para associações de proteção animal da cidade do time adversário em todos os jogos fora de casa do Girona FC. Com isso, mais de 8.000 quilos de alimentos já foram entregues desde o início da temporada passada.
O envolvimento dos jogadores na criação de conteúdos relacionados é fundamental para alcançar o maior impacto possível e o clube convocou vários membros do seu elenco para a sua ‘Campanha de Adoção de Animais’. Os jogadores deveriam escolher um cachorro para adoção na plataforma Los Adoptadores e, junto com Gosbi, criaram um conteúdo para promover o cachorro selecionado para ajudá-lo a ser adotado.
Tivemos muitas outras colaborações entre o clube e o patrocinador. Houve também, para outro exemplo, um ‘Desafio de Respeito Animal’ que criou conteúdo para conscientizar os jovens sobre a importância do respeito aos animais. Isso incluiu visitas a escolas locais, com mais de 400 alunos de 11 escolas participando do desafio no ano passado. Além disso, um euro por cada camisa que o Girona FC vende na sua loja oficial é doado a uma associação de proteção animal.
Canya, o cachorro oficial do clube
Outro desenvolvimento recente no primeiro clube pet-friendly do mundo foi a apresentação de ‘Canya’, o cão oficial do Girona FC. ‘Canya’, que tem até perfil oficial no Instagram, é um labrador retriever de quatro anos que é treinado para interagir com crianças e idosos e que se sente confortável em grandes multidões. Portanto, ela pode estar presente nos dias de jogo junto com seu manipulador, com os fãs podendo conhecê-la e tirar suas fotos em uma fanzone. Antes do início de jogo, o cão do clube também passeia pelo campo, cumprimentando os torcedores. Como comentou Mas-Bagà: “Este é o exemplo mais recente de como ativar o patrocínio de forma inovadora, com muitas outras iniciativas semelhantes a seguir nos próximos meses”.
Além de olhar para os números relacionados ao lado comercial dos patrocinadores, o Girona FC quer atrair parceiros que tenham vontade de ativar seu patrocínio de forma relevante para os torcedores. Como Mas-Bagà concluiu: “Os fãs querem ativações que vão além do patrocínio esportivo tradicional. Percebemos que eles respondem muito melhor quando você pode surpreendê-los com ações que envolvem questões sociais relevantes, como o mundo animal, que definitivamente é algo que interessa a muitos fãs e valorizam a abordagem respeitosa com eles.”