Silencioso e grave, o diabetes atinge cerca de 62 milhões de pessoas nas Américas, segundo o “Panorama do Diabetes da OPAS nas Américas”. No Brasil, são mais de 16 milhões de pacientes que enfrentam a batalha contra a doença, que exige cuidados que vão muito além de uma alimentação equilibrada, atividades físicas e acompanhamento medicamentoso.
Para controlar melhor a doença, que afeta mais de 5% da população e foi responsável pelas amputações de mais de 9 milhões de pacientes entre 2021 e 2022, segundo levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde (MS), e contribuir para um tratamento mais assertivo, soluções eficazes já estão disponíveis no mercado. Uma delas, a hemoglobina glicada é considerada a mais rápida e precisa pelos especialistas. O exame estima os níveis de açúcar no sangue nos últimos três meses.
Para que os milhões de pacientes que dependem do sistema público de saúde tenham acesso à precisão diagnóstica assegurada pela ferramenta, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu consulta pública para ouvir membros da sociedade civil, entidades e organizações sociais, representantes de iniciativas público e privadas, e coletar dados a serem agregados ao Relatório Técnico e/ou na reunião deliberativa do órgão. No ar até o próximo dia 26, a consulta vai avaliar a solução e os impactos desta tecnologia para decidir sobre a incorporação do point-of-care testing de hemoglobina glicada para pacientes diabéticos no serviço público.
A consulta é feita com análise baseada em evidências científicas, publicadas na literatura, sobre eficácia, acurácia, efetividade e segurança da tecnologia, e também realiza uma avaliação econômica comparativa das vantagens e dos custos em relação às tecnologias já incorporadas no sistema.
A consulta pública de número 79, que avalia a incorporação dos testes diagnósticos, point-of-care, de hemoglobina glicada para o tratamento de pacientes com DM1 ou DM2 está disponível no portal ‘Participa + Brasil’ https://www.gov.br/participamaisbrasil/anexos-cp-conitec-sctie-n-79-2022-tecnico. Para participar, basta preencher o formulário até o dia 26 de dezembro.