O Ministério da Agricultura ainda aguarda o resultado do exame para tipificação do caso do “mal da vaca louca”
Através de uma nota oficial divulgada na última quinta-feira (2), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou que a Rússia apresentou embargo à exportação de carne bovina no Pará. Já China, Tailândia, Irã e Jordânia suspenderam as importações da proteína nacional oriunda de qualquer parte do país.
Os países adotaram as medidas após a confirmação de um caso de vaca louca em uma pequena propriedade rural em Marabá, no Pará, no dia 22 de fevereiro. O caso ocorreu em uma fazenda com 160 cabeças de gado, que foi isolada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).
“China, Tailândia, Irã e Jordânia estão com as importações de carne bovina de todo Brasil temporariamente suspensas e a Rússia apresentou embargo à carne bovina exportada do Pará. No estado, há apenas uma planta frigorífica habilitada no Serviço de Inspeção Federal (SIF) para exportar para a Rússia”, diz a nota do Mapa.
O Brasil já tinha suspendido a exportação de carne bovina para a China, seguindo o protocolo de um acordo bilateral firmado entre os países em 2015.