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Serra: Viaduto Paulo de Frontin – O único em ferro e em curva do mundo

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A Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, um projeto do Imperador D. Pedro II, foi criada em maio de 1890 e projetada para alcançar as cidades da Região Sul Fluminense. Começava em Belém (atual Japeri) terminando em Entre Rios (atual Três Rios). A Empresa Melhoramentos deu início a construção, desafiadora devido as curvas sinuosas da serra, no ano de 1892 e a concluiu no ano de 1898. A empresa contou para construção desse trecho com engenheiros de peso, como Paulo de Frontin, Francisco Bicalho, Rafael Vieira Souto e Henrique Hargreaves.

O Viaduto Paulo de Frontin é um viaduto ferroviário localizado no Distrito de Vera Cruz, no Município Fluminense de Miguel Pereira.  Recebeu este nome em homenagem ao Dr. André Gustavo Paulo de Frontin, construtor da ferrovia. O viaduto possui uma estrutura metálica treliçada, formando um grande arco sobre o Rio Santana. Construído em 1897, de arquitetura e engenharia belga (a Bélgica, na época, era referência na fundição de estruturas ferroviárias), possui 82 metros de comprimento contando das extremidades e 32 metros de altura contando a partir do leito do Rio. É considerado o único viaduto em ferro e em curva no mundo.  Uma obra construída  pela Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil que passou a ser Estrada de Ferro Central do Brasil em 1903, como parte da famosa Linha Auxiliar.

A Maria Fumaça reduzia sua velocidade ao cruzar o viaduto, puxando seus vagões, gerando um barulho das rodas nas emendas dos trilhos e os guinchos do esbarrão nas suas bordas, bem como o som sobre a estrutura metálica são inesquecíveis para maquinistas saudosos que sentiam o aroma da combustão, ouviam o barulho da pressão do vapor enquanto a máquina bebia água. O olhar para o rio por entre o entrelaçado de ferro e das tábuas que auxiliavam a travessia de pedestres, que evitavam estar ali quando o trem avisava de sua aproximação fazem parte, ainda hoje, das memórias de muitos.

A Região do Vale do Café é muito rica em história e a Região  Sul Fluminense é o local certo para aqueles que curtem este tipo de roteiro cultural

O Viaduto construído no séc. XIX, para integrar a Estrada de Ferro Central do Brasil e que deveria ajudar no transporte de café pelos escarpados vale da região foi desativado com a crise da empresa e com o fim da Linha Auxiliar. Acredito que poderia ser considerado um patrimônio cultural, já que sua estrutura de ferro, trazida da Bélgica, forma uma obra prima. Testemunho de uma época, o viaduto está na lista das maiores obras de engenharia ferroviária do Brasil. Sua fama é devida ao seu formato e a sua grandiosidade. Um marco da contribuição Belga com as ferrovias brasileiras.

Embora a estrutura esteja malconservada desde a sua desativação, a construção é bastante interessante. Hoje o viaduto se tornou um dos atrativos da região e muito procurado para os amantes de esportes radicais, para a pratica do rapel.

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