Jornal DR1

Alerj: Projeto de Lei em tramitação quer instituir cartão de identificação dos portadores da síndrome de Tourette

Os portadores da síndrome de Tourette, doença que manifesta movimentos involuntários e repetitivos, podendo ser motores ou vocais, simples ou complexos, mais conhecidos como tiques nervosos, poderão ganhar um Cartão de Identificação no estado do Rio de Janeiro. Isto porque o Projeto de Lei 732/23, de autoria do deputado Vinicius Cozzolino, que institui o documento está tramitando na Alerj. A medida promete trazer mais segurança em casos de emergência e ainda esclarecer informações aos que desconhecem essa síndrome.

Segundo o PL, o cartão será expedido mediante requerimento, acompanhado de relatório médico com indicação do código de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde e deverá conter os seguintes dados do portador: nome da Síndrome, foto do portador; nome, endereço, telefone e contato em caso de emergência e breve explicativo do que é a síndrome e o que são as convulsões do portador. 

O documento de identificação deverá ter um formato de um crachá com um cordão, conforme os cartões de identificações de padrões internacionais de deficiências ocultas e terá validade de cinco anos, devendo ser mantidos atualizados os dados cadastrais do identificado. 

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded