Apesar do seu produto realmente não ser tudo, ainda é valido te informar que ter um produto de qualidade, é tão ou mais importante, quanto era há anos, porque o nível de competitividade aumentou. Mas será que pensar apenas no desenvolvimento do produto, já é o suficiente para você atrair e fidelizar os seu público-alvo? Vem comigo!
Estudos da CB Insights, afirmam que 42% das startups, vieram a falência porque criaram um produto que ninguém quer comprar. Nesse sentido, vou lhe mostrar três fatores, que você precisa considerar, além do produto. A primeira delas é o conteúdo, pois produzi-lo permite que você se aproxime dos seus consumidores de uma maneira mais frequente, consistente, humana e potencialmente muito mais em conta, do que fazer um anúncio na internet ou numa grande emissora de TV. Todavia, também não falo de dancinhas no TikTok necessariamente, pois dependendo da sua estratégia de comunicação, você tem canais e mensagens diferentes a explorar. Por exemplo, se o seu negócio for B2B (marca que vende para empresas), você pode investir no Linkedin. Ou seja, qual é a rede social onde o seu consumidor mais está presente? Entretanto, fuja do óbvio e depure profundamente a maneira como o seu target tende a processar as informações, para que você tenha condições de criar mensagens cada vez mais ajustadas e próximas do dele. O segundo fator, é o relacionamento com o cliente. Aprofunde-se no entendimento do seu consumidor e entenda como você pode se aproximar dele, para além do momento da compra. Por exemplo, você sabe o dia do aniversário dele? Já pensou em começar a criar um CRM (sistema de relacionamento com o consumidor), para te ajudar a se organizar e não deixar nenhum detalhe passar batido? Nesse sistema você será capaz de arregimentar informações preciosas sobre o seu cliente, a fim de traçar inúmeras estratégias, como a estrutura das promoções, a forma mais adequada de fazer contato, volume de estoque por preferência recorrente de compras e por que não, detectar um desejo ou uma necessidade, antes mesmo dele, com a ajuda do CRM? No entanto, como a cada dia mais empresas entram para o mercado, isso me leva para a terceiro ponto, que é a omnicanalidade; que significa estar presente em todos os locais, mesmo sendo um pequeno empreendedor, sem franquias. Por exemplo: Se você é dono de um restaurante, você pode começar estando presente nos aplicativos de delivery. Deixar de marcar presença nesse canal, pode representar uma oportunidade perdida, e não uma desvantagem, apenas por perder um pouco do seu faturamento, para o aplicativo. Atualmente, existem dois tipos de empresas: As que estão fazendo negócios pela internet e as que não estão mais fazendo tantos negócios.
Em síntese, se aproxime dos seus consumidores, sonde e os entenda, esteja presente onde ele está. Percebeu que você não vai conseguir conquistar e fidelizar, novos clientes desenvolvendo apenas um excelente produto?