Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Nosso Planeta: Carbono azul e o combate à acidez dos oceanos

Foto: Divulgação/Projeto Tamar

Sabemos que um dos principais fatores da alteração climática é a quantidade excessiva de gases de efeito estufa, em especial o monóxido de carbono, que vem sendo lançado em nossa atmosfera. 

Assim, desde o Acordo de Paris em 2015, a economia global vem passando por uma transição, buscando uma economia de baixo carbono, de forma a tentar mitigar as transformações climáticas. Ao mesmo tempo que fazemos uma transição energética para baixo carbono, precisamos criar um processo capaz de remover o dióxido de carbono já existente entre nós. 

Uma das soluções passa pela restauração do ecossistema costeiro, também chamado carbono azul, como ferramenta de captura permanente do carbono da atmosfera. Tanto as ervas marinhas quanto os manguezais acabam de maneira natural armazenando o carbono orgânico lançado através da realização da fotossíntese. 

Ainda, segundo pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia e da Universidade de Yale, outro impacto positivo da restauração destes ecossistemas, é  a remoção do carbono por meio da formação de carbono inorgânico, que seria capaz de remover o carbono adicional dos mares e, assim, combater também a sua acidez. 

Existem2 tipos de carbono: O orgânico, que é toda matéria viva como plantas, algas e animais, e é capaz de remover temporariamente os gases de efeito estufa. Mas eles podem lançar novamente estes gases capturados na atmosfera se não forem enterrados no fundo do mar e o carbono inorgânico, como rochas e minerais, estes dissolvidos nas águas dos oceanos.

A ideia apresentada no estudo é que, através da mudança do equilíbrio ácido-base do oceano, você conduza à conversão do dióxido de carbono na atmosfera em carbono inorgânico, armazenando de maneira permanente. Ao mesmo tempo,  combateria a acidificação dos mares.

O estudo intitulado ”Ocean Alkalinity Enhancement Through Restoration of Blue Carbon Ecosystemsfoi publicado na revista Nature Sustainability .

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho