Na última quarta-feira (7), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, com apoio do Curso de Jornalismo da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) realizaram o Fórum de Comunicação: Jornalismo no Estado do Rio de Janeiro.
O encontro aconteceu no auditório da Universo, na cidade de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Entre outros temas: “Jornalismo e responsabilidade social: a importância do Diploma para atuação profissional”; “As Fakes News e a Desinformação”; “Violência contra os jornalistas: agressões e preconceitos”; “O jornalismo e as novas ferramentas” e “o Meio Ambiente e as devastações”.
O evento contou com o apoio de Kátia Falcão, Coordenadora do Curso de Jornalismo da Universo.
Entre os profissionais palestrantes e debatedores estiveram Marcos Gomes (vice-presidente da ABI), Dulce Tupy (Jornal O Saquá) e Mário Sousa (presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro). A jornalista Kátia Falcão (Coordenadora do Curso de Jornalismo da Universo), o radialista e jornalista Claudio Salles, Paula Caldeira, Mestra em Direitos Humanos; o jornalista e professor Rodrigo Gomes, o advogado e Colunista político Célio Junger e o jornalista e Designer gráfico Ismael Maciel.
O Jornal DR1 esteve presente, em um evento importante que debateu o jornalismo para os jornalistas e demais profissionais e para os alunos dos cursos de comunicação.
Na abertura do encontro, o jornalista Jourdan Amora (Diretor do diário A Tribuna e do semanário, o Jornal de Icaraí). Contou um pouco da sua história e da importância do jornalismo sério nos tempos atuais.
Sempre presidido por Mário Sousa foram três mesas de debate com abertura para perguntas e outras inserções do público presente. Claudio Salles e Rodrigo Gomes abordaram o mercado de trabalho, a importância do diploma para os profissionais de comunicação, além dos obstáculos e da violência que a classe tem sofrido nos últimos anos.
A Dra. Paula Caldeira, o Dr. Célio Junger e Marcos Gomes debateram sobre Direitos Humanos, igualdade racial e o combate ao racismo, eles lembraram figuras importantes da história brasileira, o combate ao apagamento da história afro-brasileira e possíveis medidas a serem tomadas.
Por último, Dulce Tupy, Renato Muniz e Carlos Alberto falaram sobre o jornalismo ambiental, houve tempo para que Renato Muniz e Carlos Alberto pedissem o apoio do sindicato aos profissionais da Baixada, na luta pela tentativa de levar para a região, ofertas do curso de comunicação.