Pessoas com diabetes que não controlam devidamente a doença ou não sabem que a tem, possuem risco de desenvolverem uma série de problemas bucais, que prejudicam a qualidade de vida. A diabete, quando não controlada, pode influenciar na redução do fluxo da saliva, interferindo diretamente na temperatura bucal que nesse caso, é aumentada, favorecendo a proliferação de bactérias, halitose, cáries e infecções.
A saliva possui a função de iniciar o processo de digestão, por conter enzimas digestivas, sobrecarregando o sistema digestivo quando reduzida. Se estiver com a boca seca, tente beber mais líquidos. A diminuição da produção do fluxo de saliva pode levar à gengivite, e essa doença quando não tratada, pode levar ao sangramento intenso da gengiva e assim a endocardite bacteriana e a incidência de partos prematuros. A doença periodontal pode ser desenvolvida, e caso não tratada, pode levar a perda de dente.
O paciente diabético só poderá iniciar o tratamento odontológico se a taxa da glicose estiver controlada. Procedimentos que causam sangramento como os cirúrgicos, podem ser acompanhados por um antibiótico, por uma terapia terapêutica ou profilática. Tenha em mente que precisamos realizar visitas regulares ao consultório odontológico, pelo menos de seis em seis meses e a higienização bucal completa é a solução, atuando na prevenção das doenças que aparecem com o aumento do nível de glicose no sangue, a atenção deve ser redobrada, uma vez que essas enfermidades surgem ainda mais invasivas.
O dentista irá dar informações sobre a execução da higienização bucal, desde técnicas de escovação ao uso correto do fio dental, antissépticos e raspadores de língua que ajudarão a evitar que a placa bacteriana se fixe na sua boca. Deve-se ter noção que todas as fases de manutenção da higiene bucal, são insubstituíveis e importantes, pular uma delas pode fazer com que problemas já identificados se agravem ainda mais. Escove os dentes após cada refeição e se usar prótese dentária, mantenha-a limpa, pois a glicose alta no sangue facilita o crescimento de bactérias.
Com isso, sua gengiva pode ficar vermelha, dolorida e inchada e pode sangrar quando você escova os dentes. Pessoas com diabetes podem desenvolver problemas dentários e gengivais se a glicose no sangue permanecer alta. Você pode até perder seus dentes. Faça contato para seu dentista se você tiver problemas com seus dentes ou gengiva. Mantenha o nível de glicose no sangue o mais normal possível. Siga o plano de alimentação que o seu médico ou nutricionista passou, faça suas refeições e lanches por volta dos mesmos horários todos os dias, pergunte ao seu médico quais exercícios são indicados para você. Tome a medicação da diabetes nos mesmos horários todos os dias.