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Contar histórias com games: a jornadas dos estúdios independentes no mercado de jogos eletrônicos.

 

Indústria dos games é uma das mais bilionárias do entretenimento tecnológico e nesse meio pequenos estúdios lutam para conquistar espaço.

 

Os games são mais do que algo para se passar o tempo: é também uma mídia para se contar histórias, vide o sucesso recente da série ‘The Last of Us’ da HBO, baseada em um jogo de mesmo nome. É fato que a tecnologia atual também proporciona games com imagens cinematográficas e realistas, mesmo se passando em cenários fantasiosos ou distópicos, porém, somente as grandes produtoras possuem os recursos para criarem games de alta magnitude tecnológica.

Nem por isso mina a vontade de jovens gamers participarem desse mercado. Até porque, muitos dos nomes consagrados da indústria também começaram a criar jogos dentro de casa, com o computador e os conhecimentos que tinham. É isso que norteiam os novos criadores games, como a SpaceCats Studio, um pequeno estúdio de games indie, formado pelos estudantes Lucas Fernandes, Isadora Mendonça e Rhyan Araújo, cujas idades variam de 18 a 20 anos. 

Equipe SpaceCats

Apaixonados por jogos e autodidatas em programação e game desing, os três amigos são de São Gonçalo e resolveram criar a SpaceCats para participar de uma Game Jam que ia acontecer no município. Game Jam é um tipo de evento/concurso em que desenvolvedores de jogos possuem um curto período de tempo – entre 48 ou 72 horas – para criar um jogo seguindo alguma temática. No caso da São Gonçalo, o tema foi sustentabilidade e os SpaceCats criaram o jogo ‘A Lenda de Yara’, em que a personagem é uma guerreira indígena que precisa salvar sua aldeia dos desmatadores. Foi o game vencedor.

Ganhar uma Game Jam é algo bastante importante para todo estúdio indie (independente e autoral), pois é algo que traz mais visibilidade e enriquece o currículo do estúdio. Esses tipo de evento muitas vezes dá premiação monetária, o que é bom para se investir ainda mais no próprio estúdio e em seus projetos já em andamento. Tudo para mostrar que os games também são arte.

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