Todo empreendedor, já sentiu na pele como faz falta ter organização, boa comunicação e visão estratégica, na hora de iniciar um projeto, ou um novo negócio. Fazer o básico bem-feito, para chegar lá na frente e ver as outras fases do negócio dando certo, não tem preço. Então, vem comigo, conhecer o Briefing de negócios.
O Briefing é um documento que reúne um resumo de todas as ideias e diretrizes que o cliente ou uma empresa tem para a realização de um projeto; seja esse uma peça publicitária, um site, campanha de marketing, uma identidade visual, entre outros. Todavia, ele é composto por duas atividades: kickoff Meeting e entrevista com Stakeholders. De forma resumida, a primeira fase, é o pontapé inicial para apresentação de um projeto, realizada pelo gerente de projetos às partes interessadas, enquanto a segunda, é a fase em que os principais Stakeholders (funcionários), discorrem sobre inúmeros aspectos do projeto. Inclusive, é nesse momento em que designers alcançam a oportunidade para contribuir com perguntas aos stakeholders, a fim de que as informações extraídas ajudem em suas decisões de designer. No entanto, o briefing por si só é uma etapa de organização das ideias, missões, estratégias e objetivos. Entretanto, são nesses dois momentos (Kickoff Meeting e Entrevista com Stakeholders), que é possível se estabelecer de fato tanto a comunicação, quanto a visão estratégica do negócio. Em um breve resumo, fazem parte do Briefing: Público-alvo, análise Swot, posicionamento, expectativas do cliente, verbas disponíveis, conceito a ser trabalhado, concorrência e muito mais. Lembre-se, ter um Briefing é tão importante quanto conhecer técnicas de venda. Além de esse documento funcionar basicamente como o manual de instruções da empresa, ele compõe também, vantagens como: A oportunidade de a empresa desenvolver trabalhos memoráveis, inspiração e um ótimo planejamento.
Em síntese, o briefing não garante, mas torna possível que outros alinhamentos estratégicos, impactem positivamente sobre as outras fases do projeto e seus envolvidos. E você? Quer aprender um modelo de Briefing, super personalizado? Será um prazer te encontrar no direct!