Vencendo o preconceito de gênero, passando pelo intervencionismo militar, se destacando e ganhando seu nome como mulher na advocacia, veja quem é Rita Cortez
Rita Cortez é uma renomada advogada trabalhista, foi presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Presidente da Comissão de Direito Sindical da Seccional do Rio de Janeiro, Presidente de Honra da ACAT (Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas), além de vice-presidente ABRAT-Sudeste.
Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), durante a época de distensão política no país. Ex-presidente do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), e atual presidente da Academia Carioca de Direito. Um dos seus grandes incentivos para cursar direito era sua simpatia pelos direitos sociais, principalmente dos trabalhadores. Além da sua participação como estudante secundarista, na luta pelas liberdades democráticas. Como estudante, ela participava da luta contra a ditadura militar e em prol dos direitos humanos.
Rita também ajudou a reabrir o centro acadêmico, que havia sido fechado durante a ditadura militar. Em 2016 até 2018, Rita foi reconduzida no cargo de Presidente da Comissão de Direito Sindical da Seccional do Rio de Janeiro para o mandato. A Comissão de Direito reúne advogados de vários sindicatos de trabalhadores e empregadores do Rio de Janeiro, e tem promovido eventos nos quais são voltados temas de relevância para o movimento sindical.
Nossa brasileira com muito orgulho já fez estágio no Sindicato dos Gráficos do Rio De Janeiro, tal departamento jurídico era chefiado pelo advogado trabalhista Celso Soares. No final do seu estágio, ele a levou para trabalhar em seu escritório, do qual a jovem advogada sairia na companhia de alguns amigos para abrir um escritório em sociedade.
Em uma de suas inúmeras entrevistas para veículos de comunicação, Rita Cortez conta que o segredo do seu sucesso, se dá pela sua grande dedicação, estudar, obter conhecimento, e ter foco. A advogada tem apreço por escrever e traçar as estratégias de atuação no processo. Rita é considerada uma defensora da advocacia brasileira, mas para ela, ser uma advogada mulher é um enorme desafio.