Por David Antunes
No último dia 21, o Theatro Municipal da cidade Rio de Janeiro sediou a 3ª Conferência da Mulher Advogada. Com o slogan “Nossas vozes como protagonistas da transformação social e jurídica”.
Tendo como Mestre de Cerimônia a Dra. Ângela Borges Kibangu, que convidou o Dr. Luciano Bandeira, Presidente da OAB-RJ para fazer a abertura do evento e dando sequência aos demais abaixo:
Dra. Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB-RJ; Dr. Álvaro Quintão, secretário geral da OAB-RJ; Dra. Mônica Alexandre, secretária adjunta da OAB-RJ; Dr. Marcelo Oliveira, tesoureiro da OAB-RJ; Dra. Marisa Galdino, presidente da CAARJ; Dr. Paulo Grossi, diretor de valorização da advocacia da OAB-RJ; Dra. Ivone Ferreira Caetano; diretora de igualdade racial da OAB-RJ; Dra. Emília Garcez; diretora de apoio à advocacia; Dra. Flávia Pinto Ribeiro, presidente da comissão OAB Mulher RJ; Dra. Rejane Silva Sanches, vice-presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada; Dra. Kelly Rocha, advogada, chefe da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher da Prefeitura do Rio de Janeiro (Representando o prefeito, Eduardo Paes); Dr. Carlo Caiado, presidente da Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro; Dra. Renata Souza, presidente da Comissão da Mulher da ALERJ, e Dra. Heloísa Aguiar, Secretária de Mulheres do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Representando o governador, Cláudio Castro).
Em seguida, palestra magna com a Dra. Eliane Dias, advogada, empresária e atuante no meio cultural. As Doutoras Vânia Aieta, Rejane Sánchez, Kátia Junqueira e Karol Ferreira, falaram sobre Mulheres na Política e como Mediadora a Dra. Laura Astrolábio, presidente da A Tenda das Candidatas.
E para falar de Políticas Públicas para as Mulheres, foram convidadas as Doutoras: Suzane Ferraro; Heloísa Aguiar, secretária Estadual das Mulheres; Joyce Trindade, secretária Municipal das Mulheres; Inory Kanamari, Presidente da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas da OAB AM e como Mediadora a Dra. Carolina Milaglia, vice-diretora da valorização da advocacia da OAB RJ.
Em seguida foi debatido sobre o Mercado de trabalho das advogadas com participação das Doutoras: Lázara Carvalho, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Justiça; Amanda Magalhães; Ana Amélia Menna Barreto e Deborah Prates. E como mediadora, Dra. Márcia Diniz, presidente da Comissão de Criminologia do IAB.
Para falar sobre Mulheres e o sistema OAB, foram convidadas as Doutoras: Silvia Cerqueira, conselheira federal da OAB; Daniela Borges, presidente da OAB-BA; Isabela Castro de Castro, representante da OAB-SP e como Mediadora a Dra Maria Adélio Campello, secretária-adjunta do TED.
E para debater sobre As Mulheres e o sistema de justiça, foram convidadas as doutoras: Lázara Carvalho, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Justiça; Adriana Ramos, desembargadora do TJRJ; Ana Lúcia Dias, advogada no Direito das Mulheres e com a Mediadora, a Dra. Juliana Bumachar, conselheira federal da OAB.
E para debater sobre as Prerrogativas das Mulheres Advogadas: sua efetividade e as violências sofridas no sistema de Justiça criminal, foram convidadas as doutoras: Letícia Delmindo; Fernanda Mata; Brunella Moraes; Sheila Mafra e como Mediadora, Dra. Leila Pose Sanches, Conselheira da OAB RJ e Vice-presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB RJ.
E para finalizar, todos foram convidados para assistir a apresentação da banda sinfônica juvenil Fluminense no Boulevard do Theatro Municipal.