A hora é agora: O RH deve aproveitar a oportunidade de conectar a experiência ambiental, social e de governança (ESG) com a experiência do colaborador (EX – Employee Experience). Atrair e manter talentos significa ir além do essencial e fazer mais, muito mais. Isto significa articular claramente o propósito e fornecer inspiração. Inspiração que faz com que os colaboradores queiram ingressar, permanecer e dar o melhor de si na sua organização. O amálgama dessa união chama-se propósito. Dois padrões muito comuns de colaboradores atualmente. O 1º é do tipo que pertencem ao elenco do filme “Um Lugar Silencioso”: “aqui nada pode ser dito, o chefe não gosta. Fique quieto e receba seu pagamento no final do dia”. O 2º é do tipo “Walkind Dead”: Se sentem como mortos-vivos ou com medo de falar algo e serem ridicularizados, sem vida nos corações por não se importarem mais com os fatos. Para mudar isso, seguem as dicas …
1ª Dica: ALINHE PROPÓSITOS – Tema já abordado na última edição dessa coluna.
2ª Dica: CRIE EQUIPES CONFIANTES – Crie ambiente seguro psicologicamente para que todos possam contribuir falando, questionando ou mesmo reclamando sem serem ridicularizados, penalizados ou discriminados.
3ª Dica – TORNE A EXPERIÊNCIA REAL – Seja franco, honesto e verdadeiro em seus sentimentos e intenções. Os colaboradores desejam viver os valores da organização de forma plena e intensa. Deixe-os à vontade.
4ª Dica – TENHA CORAGEM PARA LIDERAR – é muito difícil liderar pessoas, equipes e empresas. O líder precisa ter coragem para tomar decisões, muitas vezes solitárias e que estão contra a maioria e a tendência de mercado. A KODAK em 1975 criou o protótipo da máquina fotográfica sem filme. Com receio de perder o mercado de venda de filmes não foi adiante. Anos depois a concorrente desenvolveu similar e o mercado de filmes para máquinas fotográficas terminou assim como a empresa.
5ª Dica – MEMENTO MORI – No império romano quando um general retornava vitorioso de uma batalha, atravessava o Campo de Marte (Roma) em uma biga, aquele carro aberto de guerra puxado por cavalos, para que pudesse ser aclamado pelo povo ao longo do caminho. Mas tinha um detalhe muito importante: um escravo ia a pé, atrás, e a cada 500 metros, subia na biga e repetia a expressão “Memento Mori”, ou seja, “lembra-te de que és mortal” no ouvido do general. Assim, ele não se esquecia de que, apesar do grande feito, não era melhor do que ninguém. Tenha em mente que ao final de uma partida de xadrez, tanto o peão quanto o Rei vão para a mesma caixa.
Engajamento e Agenda ESG
Essas são ações para criar um ambiente propício ao engajamento real e duradouro. A intensidade desse engajamento é diretamente proporcional a suas intenções e transparência de atos, ações e omissões.