Jornal DR1

COR recebe alunos de pós-graduação da América Latina para pensar em inovações para o Rock in Rio

 

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio realizou a sexta edição do Desafio COR nesta manhã de sexta-feira (29/09). Em parceria com a COPPEAD-UFRJ e a Aliança Latino-Americana de Escola de Negócios (Aladen), estudantes brasileiros, peruanos e venezuelanos desenvolveram soluções para aprimorar a operação da cidade durante a próxima edição do Rock in Rio.

“A parceria que existe com a COPPEAD é fundamental para seguirmos inovando e transformando a vida da cidade. Fiquei feliz ao perceber que as ideias hoje apresentadas se alinham à nossa visão de como o COR pode seguir se aprimorando”, disse o chefe-executivo do Centro de Operações, Marcus Belchior.

A edição extraordinária aconteceu durante uma semana. Alunos brasileiros da Escola de Negócios da UFRJ, estudantes de pós-graduação da CENTRUM (Escuela para los Buenos Negócios de Pontificia Universidad Católica del Perú) do Peru e do IESA (Instituto de Estudios Superiores de Administración) da Venezuela trouxeram ideias para a criação de simulações virtuais capazes de representar problemas reais em um ambiente controlado. Entre as soluções tecnológicas apresentadas, estão o uso de aplicativos e de inteligência artificial para aprimorar a operação do COR durante o Rock in Rio. Ao longo da semana, os estudantes visitaram o Centro de Operações e passaram por uma mentoria com especialistas de órgãos da Prefeitura do Rio.

Para a professora Marie Anne Macadar, do COPPEAD, que coordena a Semana Internacional da Aladen, a iniciativa foi uma oportunidade ímpar para alunos da América Latina interagirem com a realidade brasileira, avaliando o potencial de oportunidade de negócios e investimentos. “Agradecemos muito ao COR por apoiar essa semana, a atividade não seria a mesma sem essa atividade. Precisávamos de algo desafiador, e ficamos felizes pelo alto nível dos trabalhos apresentados”, afirma.

 

DESAFIO COR

O Desafio COR é a principal iniciativa do programa de inovação do Centro de Operações Rio. Sua metodologia consiste em apresentar problemas reais da cidade para um grupo de participantes que são desafiados a solucioná-los. O projeto posiciona o COR como um laboratório vivo para soluções de cidades inteligentes, oferecendo todos os recursos disponíveis:

1. Disponibilização de dados relacionados ao tema abordado;
2. Mentoria técnica oferecida por especialistas do COR e de outros órgãos da Prefeitura;
3. Mentoria de inovação e de negócios oferecido pela Prefeitura do Rio e por parceiros do mercado privado;
4. Acesso ao ecossistema de inovação do COR.

O Desafio COR apresenta ainda para os participantes problemas relacionados às operações do Centro de Operações. Os desafios são organizados em busca de soluções que devem ser desenvolvidas com apoio de recursos oferecidos pela organização da iniciativa, como dados, ferramentas e conhecimentos específicos, para aprimorar a performance do COR na gestão de integração das operações de infraestrutura, logística e emergências urbanas. Até aqui, foram cinco edições com mais de 45 equipes participantes. Quinze startups foram aceleradas e outras sete certificadas.

 

COPPEAD

O COPPEAD tradicionalmente mantém um corpo docente 100% de doutores/pesquisadores, sendo que 87% dos professores do Núcleo Docente Permanente – NDP participaram de missões no exterior. A Escola conta com uma rede ativa de pesquisa com 64 universidades estrangeiras no período de 2017 a 2020. Foram 42 doutores e 131 mestres formados. No mestrado, 19 alunos regulares estrangeiros e 106 intercambistas. Neste mesmo período foram 150 disciplinas em inglês. A pesquisa gerada pela escola, totalmente alinhada à prática gerencial, também fomenta as salas de aula da educação executiva, formando quadros de grande importância para o desenvolvimento nacional, além de relevantes parcerias com empresas em projetos de Cátedras de Estudos para a produção do novo conhecimento em Gestão. Tudo isso e muito mais resume a excelência do ensino ofertada há 50 anos pela escola.

Além da internacionalização da pesquisa, é destaque a internacionalização da sala de aula. Ao longo dos últimos anos, o Mestrado no padrão Full-time MBA foi reconhecido 13 vezes pelo jornal britânico Financial Times em seu ranking dos melhores programas do mundo. A turma de Mestrado do COPPEAD tem frequentemente cerca de 20% de alunos regulares estrangeiros e recebe cerca de 40 alunos de intercâmbio anualmente.

A Escola possui convênio com 40 escolas de negócios nos 5 continentes. Foi ainda pioneira no Brasil na criação de programas executivos como Mestrado em inglês e o MBA Executivo e seus ex-alunos atuam como presidentes, membros de conselho, executivos e empreendedores no Brasil e no exterior.

 

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24