Três crianças morreram em São João del Rei com sintomas de febre e dor de garganta
Três mortes e quatro internações de crianças em São João del Rei, Minas Gerais, estão sob investigação da Secretaria Municipal de Saúde. Esses eventos ocorreram entre 24 de setembro e 23 de outubro, e as vítimas não têm vínculo epidemiológico.
As bactérias sob investigação são Streptococcus pyogenes e Streptococcus sp. alfa-hemolítico. A primeira é de fácil contágio, mas raramente letal com tratamento rápido. O segundo grupo inclui bactérias que podem causar desde infecções urinárias até endocardite e, sem tratamento adequado, pode levar a problemas sistêmicos graves.
Os sintomas relatados incluem amigdalite, febre, vômitos e erupções cutâneas. A situação não é considerada um surto, e medidas estão sendo tomadas, como treinamento para médicos e disponibilidade de testes rápidos para a detecção da bactéria Streptococcus.
Algumas escolas na região suspendem aulas para desinfecção, e a população é orientada sobre medidas de higiene, como higienização das mãos, uso de álcool 70% e manter o esquema vacinal atualizado. Pais também são aconselhados a não enviar crianças com sintomas para escola.